MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Presos rendem policial com vassoura e fogem

A Corregedoria da Polícia Civil (Corregepol) abriu sindicância para investigar as circunstâncias da fuga de cinco presos da 1ª Delegacia Metropolitana (Cj. Leite Neto). Eles escaparam da carceragem da unidade por volta das 21h do último domingo, quando eles tomaram um dos policiais como refém e roubaram a pistola calibre ponto 40 que ele usava. As armas usadas pelos foragidos foram improvisadas com um cabo de vassoura, Até a noite de ontem, apenas um dos detentos, identificado como Daniel de Santana, 18 anos, acusado por assalto à mão armada, foi recapturado. 

Os homens ainda foragidos são Antônio João dos Reis Pereira, José Cledson Santos e Sandro Santos Bittencourt, que respondem por crimes contra o patrimônio. O quarto preso, considerado o mais perigoso, é Naldson Alexandre Vieira Santos, acusado em 15 processos por homicídio, assalto a bancos e tráfico de drogas. Ele também esteve envolvido com um tiroteio ocorrido em julho do ano passado, no qual um policial do Getam foi baleado nos testículos. Os outros 23 detentos que ocupavam a carceragem naquela noite optaram por não fugir.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os presos pediram aos policiais de plantão, por meio de um mensageiro, uma vassoura para limpar o chão da cela. A vassoura foi dada, em um procedimento que, segundo o porta-voz da SSP, Lucas Rosário, "não é aconselhável". Um tempo depois, os presos quebraram o cabo da vassoura e dela formaram duas lanças pontiagudas, as quais foram usadas para render o mensageiro e o agente de polícia, no momento em que eles entraram na carceragem. Os cinco detentos aproveitaram para tomar a pistola do refém e saíram pelos fundos da delegacia.

A fuga foi logo percebida pelos soldados da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar (3ª Cia/8º BPM), cuja sede fica ao lado da 1ª DM. Houve perseguição e Daniel acabou recapturado pelos militares, mesmo estando armado com a pistola roubada do policial. Informações iniciais diziam ter havido troca de tiros durante a perseguição, mas tal fato foi negado pela delegada responsável Maria Zulnária Oliveira. Apesar do cerco, os outros quatro conseguiram escapar. A segurança da delegacia foi reforçada e os trabalhos para recapturar os presos continuaram por todo o dia de ontem.

O porta-voz da SSP informou que a fuga de ontem na 1ª DM "foi uma fatalidade" e se trata re um incidente isolado, pois, segundo ele, os incidentes deste tipo estão controlados em todo o estado, apesar dos problemas. "A SSP tem mantido esse tipo de evento sob controle. Temos problemas, infelizmente, que são contabilizados em algumas unidades policiais. Por conta do baixo efetivo, poucos policiais, em algumas situações, tomam conta de muitos presos", admitiu Lucas, afirmando que a superlotação das delegacias diminuiu por conta de um planejamento mensal de transferência de presos feito pela SSP em conjunto com a Secretaria de Justiça (Sejuc). Por esse plano, vagas abertas periodicamente em presídios para detentos provisórios são ocupadas por presos enviados das delegacias.

Nenhum comentário: