MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cooperados param transporte alternativo em Sergipe

Coopertalse reclamam do congelamento da tarifa intermunicipal
Coopertalse: frota parada (Fotos: Portal Infonet)
Os motoristas associados à Cooperativa de Transportes Alternativo de Aracaju (Coopetalse)pararam a maioria das linhas intermunicipais nesta quarta-feira, 3, e se preparam para realizar uma carreata até o Palácio de Governo. De acordo com informações dos dirigentes da cooperativa, apenas 30% da frota estão rodando.
Nesta manhã, os motoristas estão concentrados em um trecho da BR 101 no município de Nossa Senhora do Socorro, onde está formada uma fila de veículos que já atinge cerca de 3 km. “Daqui sairemos em carreata pacífica, sempre deixando uma pista livre para não causar transtornos no trânsito”, garante o gerente geral da cooperativa, José Reinaldo Santos.
Em carreata, eles fazem a primeira parada na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), na rua Vila Cristina, e, posteriormente, pretendem seguir para o Palácio de Despachos, onde tentaram uma audiência com representantes do governo para negociar o reajuste tarifário.
Congelamento
José Reinaldo: dificuldade no abastecimento
Conforme explicações do diretor geral da cooperativa, a tarifa dos transportes alternativos está congelada há exatos oito anos. Há trechos intermunicipais, segundo Reinaldo Santos, que a tarifa é mais barata que o valor da passagem dos transportes coletivos de Aracaju. “Para Laranjeiras, a passagem é R$ 2,10, enquanto que, para rodar em Aracaju, a tarifa é R$ 2,25”, exemplifica Santos, lembrando que os empresários do sistema urbano já se mobilizam por um novo reajuste.
Ele diz que em oito anos, os insumos aumentaram consideravelmente e, permanecendo o congelamento da tarifa, os cooperativos poderão parar efetivamente o sistema por falta de combustível. “Temos uma despesa diária de 57 mil e 500 reais e o distribuidor só libera o combustível mediante depósito antecipado e já estamos com dificuldade para fazer este pagamento”, explica.
Ele diz que o combustível foi reajustado em 27% entre os anos de 2005 e 2012, enquanto os pneus sofreram aumento de 56% e o salário mínimo 120%. “Diariamente paramos dez veículos para fazer a manutenção preventiva. Daqui a pouco não vamos ter mais condição de fazer a manutenção porque vamos ter que demitir mecânico e ajudante”, comenta.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) informou que a secretária Lúcia Falcon está disposta a receber os representantes da cooperativa ainda nesta manhã e que estaria aberta ao diálogo. A assessoria informou também que o governo ainda não definiu o novo valor da tarifa porque os estudos ainda não foram concluídos.
 
por infonet.com.br

Nenhum comentário: