MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sábado, 13 de abril de 2013

Evite os maiores erros que cortam o efeito dos medicamentos

Tomar com leite, misturar com álcool, triturar para ficar mais fácil de engolir...
Nem sempre tomar o medicamento poderá trazer os efeitos desejados. Muitas vezes, as "invenções populares" acabam não só por diminuir ou eliminar todo o efeito do remédio, como também pode inverter a situação e causar um efeito danoso ao organismo.
Erro 01: tomar medicamentos com leite ou sucos.
É regra geral: medicamento oral é somente com água. Leite, sucos, chá, café ou refrigerantes ao entrarem em contato com o medicamento, podem resultar em reações químicas que mudam totalmente a estrutura do mesmo. Por exemplo: a tetraciclina tem o seu efeito 100% anulado quanto tomado com leite.
Erro 02: tomar medicamento junto com antiácidos.
Muitas pessoas costumam tomar o medicamento junto com um antiácido para evitar uma dor no estômago. Não se deve realizar tal prática, pois além dos mesmos motivos do leite e sucos, antiácidos que contém alumínio, se tomado junto com algum medicamento que contenha citrato de cálcio (vitaminas por exemplo), apresentam um resultado muito tóxico aos nossos rins.
Erro 03: tomar o comprimido sem beber água.
Comprimido não tem perna e sai caminhando até o estômago. Ingerir o medicamento seco pode deixar o mesmo retido no esôfago e irritar a sua mucosa. Além disso, parte do seu efeito será perdida. Dois exemplos clássicos: antiinflamatórios quando tomados sem água irritam o esôfago e o alendronato (utilizado na osteoporose) que, quando preso no esôfago, pode até perfurar o mesmo.
Erro 04: abrir a cápsula e tomar o pó.
Pense assim, se fosse pra ser ingerido em pó, ele viria em pó, e não dentro de uma cápsula. Esse material que envolve o pó é para proteger a mucosa da boca e esôfago da ação do medicamento, como também para permitir que o mesmo chegue por inteiro no estômago. Retirar o pó comprometerá o seu efeito e pode trazer danos como esofagite e vômitos.
Erro 05: triturar o comprimido.
Novamente, se fosse pra ser ingerido em pó, ele viria em pó. Comprimido é para ser ingerido inteiro, para que haja uma absorção da forma como ele foi planejado e chegue aos efeitos desejados. Cortar o comprimido ao meio também não é uma prática recomendada, apesar de alguns comprimidos virem com um corte no meio.
Erro 06: medicamento em gotas não pode sem ingeridos seco.
Apesar de já vir na forma líquida, os medicamentos em gotas precisam ser diluídos em um pouco de água para terem sua entrada no organismo facilitada. Em alguns casos, não será necessário, mas somente lendo a bula é que você terá certeza, como em alguns medicamentos infantis com sabores. Mesmo assim, a maioria exige que seja colocado em um ou dois dedinhos de água. Atenção: é água e não suco (ver erro 01).
Erro 07: horários devem ser obedecidos.
Obedeça sempre aos intervalos dos medicamentos. Faça de tudo para evitar ter que tomar uma hora antes ou depois da hora que deveria. Uma dica é colocar despertador ou lembretes com alarme no celular, assim tomar a cada 8 horas, 6 horas, 12 horas, ou qualquer outro período, sem se atrapalhar no horário, proporcionará um tratamento mais eficaz.
Erro 08: com ou sem alimentos?
Preste atenção na bula do medicamento, e na orientação do farmacêutico. Alguns medicamentos devem ser tomados em jejum, outros com um certo tempo antes da refeição, outros durante a refeição, ou após a refeição. Varia de medicamento para medicamento, mas essa indicação tem fundamento e pode ajudar no tratamento. Consulte o farmacêutico sobre os horários, afinal ele estudou pra isso e é o especialista no assunto. O médico no consultório também poderá ajudar na informação.
Erro 09: tomar com bebidas alcoólicas.
Esse merece uma matéria mais detalhada e com maiores explicações. Mas por enquanto fica a regra geral: não tomar com bebidas alcoólicas. Pergunte ao farmacêutico com quanto tempo depois da ingestão do medicamento é que pode ingerir álcool. Com base no tempo de meia-vida ele saberá lhe precisar com detalhes.
E assim relembramos aquele alerta famoso do Ministério da Saúde: NÃO PRATIQUE A AUTOMEDICAÇÃO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Jeferson Machado Santos.
CRF-SE: 658.
Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.
Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Nenhum comentário: