MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Jovem morre com suspeita de dengue hemorrágica

Fato foi registrado no Hospital Regional de Estância

Hospital Regional de Estância (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Apesar de o Estado de Sergipe possuir um dos menores índices de dengue, a população deve ficar atenta aos cuidados para evitar a doença e aos primeiros sintomas procurar auxílio médico. Neste final de semana, um adolescente de 15 anos morreu no Hospital Regional de Estância, com suspeita de dengue hemorrágica.
Na Vigilância Sanitária do município de Estância, a informação da técnica de enfermagem, Josefa Guimarães é de que ainda não existe qualquer informação. “O adolescente morava aqui mesmo na cidade e morreu neste fim de semana no Hospital Regional com a suspeita de dengue hemorrágica. Não existe qualquer confirmação.
O soro está indo na manhã desta segunda-feira, 22 para um laboratório de Aracaju, aonde será feito o exame. Volto a dizer que é apenas uma suspeita”, destaca Josefa Guimarães acrescentando que a doença praticamente inexiste no município.

Agentes de endemias intensificam trabalhosde detecção de focos
O Estado de Sergipe registrou nos últimos meses, 18,6 casos de dengue para 100 mil habitantes. De acordo com dados do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), “no primeiro trimestre de 2012, foram registrados 4.264 notificações e 1.672 confirmações da doença. No mesmo período deste ano, foram notificados 379 casos e 50 confirmados. Os dados comparativos mostram que houve uma redução de 3.885 casos notificados no período e 1.622 confirmações”.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça [atrás dos olhos], no corpo e nas articulações. Caso não seja tratada adequadamente, a doença em estágio grave pode causar sangramento, choques e levar à morte. Aos primeiros sinais da doença, as pessoas devem procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde, Clínica de Saúde da Família ou hospitais.
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegipty [transmissor da dengue],  as pessoas não devem manter recipientes com água parada nas residências, além de manter tanques, toneis e outros recipientes tampados. Assim como a Secretaria de Estado de Saúde, as secretarias municipais de Saúde em Sergipe desenvolvem ações por meio de agentes de Endemias e de equipes de fumacê visando diminuir o número de casos.

Nenhum comentário: