MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Chuvas são insuficientes para diminuir déficit hídrico

Chuvas em Sergipe são previstas para ocorrer até 10 de maio
Chuvas não são suficientes para diminuir déficit hídrico no Estado (Foto: arquivo Infonet)
Apesar de chover desde a madrugada desse domingo, 21, em torno de 60 milímetros (mm) na capital sergipana, entre 30 a 50 mm na região do Agreste e apenas 5 a 10 milímetros no Alto Sertão, as chuvas previstas para ocorrer até o próximo dia 10 de maio, com características de instabilidade pluviométricas, são insuficientes para repor o déficit hídrico do Estado. Alerta o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh).

De acordo com o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, há fortes possibilidades das chuvas que estacionaram no Estado terem maior índice de concentração nessa quarta e quinta-feira, 24 e 25. Para esses dois dias é esperado o dobro de precipitação das últimas 24 horas, ou seja, o índice de precipitação poderá ser de 120 milímetros.

Revela que as chuvas que irão ocorrer até o início do mês de maio, de variado índice de precipitação e até possibilidade de ventos fortes de até 30km por hora, deverão perdurar até os dias 10 a 12 de maio.

Ainda segundo Overland, as chuvas estão sendo motivadas por um sistema de escoamento de Frente Fria vinda do Sul e Sudeste, ladeado com a Costa Leste do Estado da Bahia, chegando até o Estado de Sergipe.

Déficit

Explica ainda o meteorologista da Semarh que o índice de chuvas entre os meses de maio e junho, período considerado chuvoso, será abaixo da média esperada, diante da irregularidade climatológica desse ano marcada pela pior seca dos últimos 50 anos. “Para regularizar o déficit hídrico no Estado seria necessário acumulado de chuva de 1500 milímetros. Como não chove no período esperado, a preocupação com a seca continua”, alertou Overland.

Acumulado

Nessas últimas 24 horas o acumulado variou bastante entre regiões. Os maiores índices acumulados de precipitação ocorreram no município de Aracaju com 60,2 mm, seguido por Brejo Grande, com 57,6 mm, e por Laranjeiras, que marcou índice de precipitação de 35,25mm. Em alguns municípios a realidade foi bem diferente, pois não ocorreu chuva nas cidades de Aquidabã, Poço Redondo, Poço Verde e Itabaiana.
Fonte: Semarh

Nenhum comentário: