MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Motoristas da Coopertalse podem parar após o Carnaval

Após assembléia, categoria decidirá uma possível paralisação
 
Motoristas podem parar após o carnaval (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Proprietários dos microônibus e topic´s, associados à Cooperativa de Transportes Alternativo de Aracaju (Coopertalse), podem paralisar as atividades após o Carnaval. O motivo é a falta de reajuste na tarifa. Uma assembléia para decidir se haverá paralisação irá ocorrer após o período carnavalesco. A cooperativa possui cerca de 250 carros que fazem o transporte urbano e intermunicipal.
De acordo com o presidente da Coopertalse, Valdenes Ferreira, o reajuste de tarifa foi dado há oito anos. Segundo ele, os custos para manter o veículo aumentaram e não está sendo possível mantê-los com o retorno financeiro que estão tendo.
“A gente tem responsabilidade com a estrutura do sistema. O salário e o combustível aumentaram, mas a tarifa continuou a mesma. Tem também os custos com os veículos que também são altos. Está impraticável continuar dessa forma. Por enquanto não vai haver paralisação, já que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) já recebeu um grupo de cooperados para discutir a situação. Entretanto vamos realizar uma assembléia, para decidirmos o que faremos, porque a população não pode pagar por isso, não é justo”, conclui.
Gratuidade
Valdenes Ferreira questiona ainda a gratuidade que é dada para alguns usuários. Segundo ele, cerca de 20 mil pessoas viajam gratuitamente por mês. “Na assembléia vamos discutir também a questão da gratuidade. Mais de 20 mil passageiros são transportados de graça por mês. Isso tem que estar nos custos da tarifa”, disse Valdenes.
Taxa de embarque
O presidente da Coopertalse critica inda o aumento na taxa de embarque na rodoviária Luiz Garcia. “Outro ponto que agravou ainda mais a situação foi que semana passada de 0,72 para 1,5 centavos um aumento de 30% no terminal. O local, no entanto, não oferece boas condições ao usuário”, diz Valdenes.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa note professor Elenilson Silva, mais uma vez você esta a frente da informação. Quanto aos proprietários e motorista da Coopertalse sobre a paralisação a pós o carnaval, realmente quem vai sofre com isso é a população que necessita do transporte infelizmente. Essa linha que os ônibus da coopertalse faz de São Domingos para Itabaiana os preços das passagens já custa 3,00 reais e do Campo do Brito para São Domingos custa 2,50 na minha percepção o preço já é um absurdo, até ai eu entendo que os veículos precisa da manutenção como também os motorista eles precisa ganhar um salário um pouco melhor. Mas aqui na capital paulista preço das passagens do transporte público custa 3,00 reais, e você anda os quarto canto da cidade com esse valor, tendo um intervalo de 3 horas de uso gratuito, sendo que aos domingos quando o cidadão passa o seu bilhete na catraca, o direito da sua passagem é garantida gratuitamente por 8 horas. As idas e vindas de Itabaiana e São Domingos, um cidadão vai gastar 6.00 reais, se acontecer um reajusto nessas tarifas os pequenos proprietários de micro-ônibus com certeza vão ter consequências, porque quem vai ganhar com isso são os moto táxis.

Gratuidade - quanto a gratuidade é um direito adquerido a favor dos idosos. A reserva para os idosos no transporte rodoviário, ferroviário e aquaviários foi regulamentada por três decretos, o último é o 5.934,de outubro de 2006, que determina que serão reservados nesse tipo de transporte duas vargas gratuitas às pessoas com 60 anos ou mais e com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Também está garantido descontos de 50% do valor da passagem para os idosos com a mesma renda e que excederem as vagas gratuitas.

- Os maiores de 65 anos têm direito garantido no transporte coletivo público urbano mediante a presentação de documentos de identificação, sendo 10% dos assentos reservados aos idosos. Para os que têm entre 60 e 65 anos, fica a critério da legislação local decidir sobre a gratuidade nesse tipo de transporte. Sr. Valdenes não venha prejudica os idosos, eles são merecedores dos seus direitos, pois eles já prestarão os seus serviços ao pais, falta o senhor colaborar.

Fonte: www.senado.gov.br

Cidadania em ação