MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Segundo Acorda Colônia 13 leva centenas de pessoas à rodovia

Aconteceu na tarde de segunda-feira(12) o segundo ‘Acorda Colônia 13', movimento criado e inspirado nas manifestações que se tornaram uma febre em todo Brasil. 

No povoado lagartense, por volta das 15h centenas de pessoas foram à rodovia Lourival Batista e queimando pneus interditaram o trecho entre os povoados Poções e o 13, por mais de três horas.


Segundo os organizadores as principais reivindicações eram: a implantação de torre de celular (Oi, Tim, Claro e Vivo), diminuição da taxa de iluminação pública, redução da tarifa do transporte que liga o povoado à sede do município, quadra de esporte coberta, reforma da Praça Santa Luzia, escola de ensino médio com cursos técnicos, indústrias para geração de emprego e renda, emancipação política, gestão democrática nas escolas, transporte escolar de qualidade, posto de saúde 24h e segurança.

As pessoas gritavam palavras de ordem e pediam a presença do prefeito municipal Lila Fraga no local.

A fila de veículos, nos dois sentidos, chegou a mais de 10 quilômetros e a polícia militar e corpo de bombeiros foram acionados. Após conversa com líderes do movimento, uma ata foi registrada pela CPRv contendo as reivindicações da comunidade.

RADICAIS
Por volta das 19h boa parte dos manifestantes já tinham ido embora, mas um pequeno grupo de pessoas insistia no local. Após acordo entre os líderes da manifestação e a PM, foi acertado que dentro de 30 minutos, quem continuasse no local teria que ser removido a força. O clima ficou mais tenso quando vândalos jogaram pedra nos veículos do corpo de bombeiros e da polícia.

"Não temos intenção alguma de interferir no ato desde que seja legítimo, e temos experiências com outras situações parecidas, mas não estamos aqui para receber pedrada. Já que os líderes pediram para eles saírem e continuam, teremos que agir", falou o subtenente Ronaldo da CPRV.

Os policias foram até as pessoas e os conduziram para longe do local. Apesar de tiros terem sido efetuados pela polícia em direção ao matagal, ninguém foi preso ou se feriu.
O corpo de bombeiros apagou o fogo e desobstruiu a via. 

Segundo líderes do movimento, a próxima manifestação acontecerá no dia 22 em frente à Prefeitura Municipal de Lagarto.


Nenhum comentário: