MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Governo de Sergipe isenta produtores de farinha do ICMS

Atendendo a sugestão do deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB), o Governo do Estado, entrega nesta quinta-feira, aos produtores de mandioca de Sergipe, o Decreto de Isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) incidido sobre a farinha produzida por eles. A solenidade acontece, às 9 horas no Centro de Treinamento da Fetase.

Há cerca de três meses, a Assembleia Legislativa aprovou uma Indicação, de autoria do próprio deputado Zezinho Guimarães solicitando a isenção dos índices do ICMS, sob o argumento de que a farinha de mandioca é um dos produtos da cesta básica. Além disso, usou como justificativa o fato de vários Estados, como São Paulo, Bahia e Alagoas, além do próprio governo federal, já terem procedido a isenção do ICMS sobre o item.

No início do mês passado ao visitar produtores de farinha de mandioca, numa cooperativa, localizada no município de Campo do Brito, Zezinho ouviu os reclamos da categoria. Saiu de lá com o compromisso de conversar com o governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB) sobre o problema. “O impacto do ICMS sobre a farinha é muito grande”, afirmou Zezinho Guimarães.

Ele explicou que, atualmente, pela venda da farinha de mandioca para o mercado externo, os produtores pagam 12% de ICMS. Quando a venda é feita para o próprio estado, esse percentual é de 7%. Guimarães destacou a reclamação dos produtores que são sacrificados com a cobrança exorbitante. “Não se justificava essa cobrança, uma vez que a farinha é um item que compõe a cultura de subsistência”, afirmou.
Da assessoria

Nenhum comentário: