MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Água de coco auxilia na hidratação natural do organismo

Rica em sódio e potássio, ela oferece inúmeros benefícios
 
A água de coco funciona como sunstância fisiológica, muito importante neste verão
Quem mora no nordeste brasileiro já se acostumou a encontrar o coco verde por toda parte, principalmente durante o verão. Rico em substâncias nutritivas, ele é uma dos frutos mais populares do Brasil, mas é na sua água que encontramos um rico conjunto de minerais  capazes de exercer uma hidratação natural ao organismo.

“Apesar de ser muito gorduroso, o coco apresenta em sua água uma grande quantidade de sais minerais, principalmente sódio e potássio. Juntos, eles funcionam como uma solução fisiológica capaz de hidratar o corpo, o que é muito importante nesta época do ano , tanto pelo calor excessivo quanto pela prática de atividades físicas”, explica a professora de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe, Elma Wartha.


Entretanto, ela explica que o líquido, apesar de extremamente saudável e pouco calórico, deve ser ingerido com cautela. “Não é porque a substância é saudável que supre todas as nossas necessidades. A água de coco é eficaz na hidratação do corpo e no controle da prisão de ventre, mas não deve substituir a água que bebemos, pois os sais da água de coco, em excesso, podem comprometer o funcionamento de algumas células”, explica Elma.
Incentivada pela mãe, Jackeline toma água de coco semanalmente
É devido a esse comprometimento que pessoas hipertensas, diabéticas ou com insuficiência renal devem ter cuidado quanto à ingestão da água de coco, pois o excesso de sódio pode agravar o problema. “Gosto bastante de água de coco, mas sou hipertensa e não posso exagerar”, explica a secretária Rosângela Melo.

Sobre o hábito da ingestão diária ou semanal da água de coco, a professora Elma Wharta explica que a eficácia da substância deve estar associada a uma alimentação saudável de forma geral. “Não adianta beber água de coco diarimanete se não houver um conjunto de outros fatores aliados, como alimentação e prática de exercícios.  Uma única substância não tem o poder de transformar o seu organismo”, salienta.
Por Jéssica Vieira - infonet.com.br

Nenhum comentário: