MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sábado, 26 de maio de 2012

Festa do interior: clubes de Aracaju amargam jejum de título há três anos

Parafraseando a música que fez sucesso na voz de Gal Costa, nos últimos anos o futebol sergipano é uma verdadeira festa do interior.
No Campeonato Sergipano, o jejum do Confiança é de três anos. O do Sergipe dura nove temporadas. Na Copa Governador do Estado a fome é maior ainda: quatro anos. A última vez que o torcedor de Aracaju comemorou foi com o Confiança em 2008.

E é bom os times da capital tomarem cuidado, afinal, a Copa Governador do Estado 2012 acontece no período em que o interior entra em evidência: as festas juninas.

Nos últimos anos, River Plate (Carmópolis) e Itabaiana estragaram a festa da capital no Estadual. Enquanto o São Domingos fez este papel na Copa GE. Em 2009 o Coelho estragou o centenário do Sergipe em pleno Batistão.

últimos campeões de Sergipe
Sergipano Copa Governador
2005 - Itabaiana
2006 - Pirambu
2007 - América
2008 - Confiança
2009 - Confiança
2010 - River Plate
2011 - River Plate
2012 - Itabaiana
2005 - Confiança
2006 - Itabaiana
2007 - Itabaiana
2008 - Confiança
2009 - São Domingos
2010 - São Domingos
2011 - Não houve
2012 - ?
 
O GLOBOESPORTE.COM ouviu cronistas esportivos para saber deles o que os times de Carmópolis, Itabaiana e São Domingos andam fazendo de diferente aos de Aracaju. Todos eles são unânimes em dizer: 'são mais organizados'.

Adel Ribeiro (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM) 
Adel Ribeiro - Jornalista: Rádio Liberdade AM 930
O segredo deles é programação e apoio das prefeituras. Na capital tem dificuldade de encontrar apoio público. Os times do interior, com exceção do Itabaiana, não tem obrigação de ganhar títulos, com apoio, calma, e união conseguem superar os pressionados Sergipe e Confiança.

Alberto Matos (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
Alberto Matos - Jornalista: Equipe Cooperase da Rádio Cultura
A união é a palavra-chave. União dos patrocinadores, torcida e diretoria. Os times de Aracaju têm divergência em sua própria diretoria. Ficam esperando por apoio público. No interior tem apoio das prefeituras, mas o que diferencia mesmo é a união deles: torcida que veste a camisa, e diretoria que trabalha em conjunto pelo time.

Cristiano Prado (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
Cristiano Prado - Aperipê TV e Liberdade AM 930
O apoio maciço das prefeituras, como River Plate e  Pirambu usufruíram, esse é o diferencial. Além disso, Confiança e Sergipe tiveram administrações ruins, agora que mudaram seus presidentes e parece que vai dar certo, mas tem que dar tempo. De qualquer forma, não se pode comparar River, Pirambu, São Domingos com o Itabaiana. O Tricolor é um time de tradição no Estado.

Josafá Neto (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
Josafá Neto - Radialista: Rádio Jornal de Sergipe
Os clubes da capital perderam noção de organização. O Confiança é o único que chega perto. No interior, os times conseguem sucesso por vários fatores: não têm obrigação de vencer, sem a pressão conseguem fazer contratações boas e baratas. Tudo isso reflete dentro de campo.

Marcelo Carvalho (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
Marcelo Carvalho - Jornalista: TV Sergipe
O que diferencia os times do interior são duas palavras: investimento e organização. O interior é eficiente nestes dois quesitos. Conseguem trazer jogadores que resolvam. Na capital até tem investimento, mas sem organização, o Sergipe mesmo montou três times no Sergipano. No futebol vence quem sabe encaixar as peças.

Tirzah Braga (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
Tirzah Braga - Jornalista: Jornal Cinform
O que diferencia os times da capital é o apoio financeiro que eles recebem das prefeituras, com exceção do Itabaiana. O Tricolor já é um time de tradição que conta com os empresários. Mas o que seria de River Plate, São Domingos se não fossem os prefeitos?

por João Áquila - globoesporte.com/se 

Nenhum comentário: