MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

O que fazer em caso de mordida de cachorro, ou arranhão de gato?

Pequenos cuidados evitam infecções, e problemas mais graves.
A mordida de cão e arranhaduras de gato são acidentes domésticos bastante comuns, contudo necessitam de uma atenção especial, já que podem evoluir para quadros de infecções e raiva.
Quando a mordida, ou arranhadura, se tratar de perda de pele ou músculo, ou atingir regiões sensíveis como o olho, por exemplo, o caso deve ser imediatamente encaminhado ao hospital. Mas, nas situações menos graves, algumas medidas simples podem ser tomadas antes de se chegar ao médico.
- Lave bem o local com água e sabão. Cuidado para não esfregar muito, e nem utilize esponjas ou tecidos. Use somente as mãos e com movimentos leves.
- Procure saber se o animal está em dias com as vacinas. Informe ao médico caso ele não esteja vacinado, para que os procedimentos padrões sejam realizados.
- Se for um animal de rua, informe ao controle de animais da Prefeitura Municipal (geralmente é o centro de zoonoses), para que o animal seja devidamente tratado e examinado.
- Se aparecer febre, dor de cabeça, ou o local do arranhão evoluir para bolhas ou feridas maiores, procure o atendimento médico.
- Para os donos de animais, procure manter as vacinas dos mesmos em dias. Isso evita que, mesmo fofinho e brincalhão, o seu melhor amigo não seja uma ameaça dentro de casa. Cuide também do seu pelo, para evitar pulgas e outras doenças, e leve-o regularmente ao veterinário.
Jeferson Machado Santos.
CRF-SE: 658.
Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.
Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Nenhum comentário: