MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

PARABENS TRABALHADOR PELO SEU DIA


Trabalho é a atividade que o homem exerce a fim de produzir, criar ou se entreter, fazendo desse o elemento principal para garantir o seu sustento.
 
Podemos considerar trabalho toda transformação que o homem faz na natureza, a fim de tirar algum benefício dela, como plantar, colher, arar, pesquisar, etc., tendo como elementos principais o objeto, a força de trabalho e as condições ou meios apresentados.
 
Em 1º de maio de 1886, houve um movimento da classe trabalhadora americana na Haymarket Square, fazendo uma manifestação, paralisando a produtividade contra a falta de direitos e as condições desumanas de trabalho, diminuição da jornada de trabalho de treze para oito horas, fim do trabalho infantil, etc.
 
A polícia interveio lançando bombas que acabaram por matar quatro manifestantes e três policiais, fato que levou o Congresso Socialista, realizado em Paris, a escolher o dia como uma homenagem aos trabalhadores, a partir de 1889.
 
No Brasil, os direitos trabalhistas surgiram no governo de Getúlio Vargas. Foram concedidos aos trabalhadores: o registro em carteira de trabalho, a jornada de oito horas diárias, férias, décimo terceiro salário, além de o país ter adotado um piso salarial – o salário mínimo. 

Nenhum comentário: