MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Definidas as semifinais do Sergipão 2013

Sergipe, River, Confiança e Estanciano disputam título de 2013
Chegou a hora da decisão do Campeonato Sergipano 2013 (Fotos: Filippe Araujo/FSF)
Após as longas 18 rodadas do Campeonato Sergipano de 2013, finalmente chega o momento mais esperado. As decisões das semifinais guardam grandes emoções para o torcedor que acompanha no estádio a sua equipe. Sergipe, River, Confiança e Estanciano foram premiados pelo esforço e foram os selecionados do G4.
Classificado em primeiro lugar, a campanha superior do Sergipe o coloca em confronto com a grande surpresa do campeonato, o Estanciano. O canarinho do Piauitinga conseguiu a vaga aos 43 minutos do segundo tempo, quando Brasinha marcou o gol da vitória contra o Boca Junior, tomando a vaga que pertencia ao time da Socorrense.
O Estanciano era cotado para o rebaixamento, e ocupava a lanterna do torneio até a 10ª rodada do torneio. Com a saída de Luis Pondé, contratado pela Socorrense, o treinador do time sub-20 do Canário foi convocado para assumir o time profissional, o ex-jogador Iedo Morgado.
Sob o comando de Iedo Morgado o Estanciano fez uma campanha impecável, somando 9 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas em 14 partidas, num aproveitamento de 71%, superando o próprio Sergipe, com 65%.
Na outra semifinal, Confiança e River Plate se enfrentam pela outra vaga da final. As duas equipes já eram cotadas ao enfrentamento após a derrota do Dragão no clássico diante do Sergipe, que custou a liderança. O que a equipe azulina não esperava era perder a vantagem de dois resultados iguais.
Com mais uma derrota, desta vez para o Lagarto, o Confiança foi superado no saldo de gols River, que venceu de forma impiedosa o já rebaixado América por 6 a 1. Com isso, a equipe de Carmópolis tem o direto de disputar a vaga em seus domínios, o estádio Fernando França, com o direito de se classificar automaticamente, mesmo com dois resultados iguais.
Vale mais que o título
Serão quatro jogos que podem definir muitas coisas para as equipes concorrentes, inclusive o planejamento para o ano de 2014. Os finalistas ganham, automaticamente, vaga para a Copa do Nordeste, torneio que já é sucesso de público, renda e garante recursos inéditos para as equipes menos estruturadas da região. Confiança e Itabaiana, por exemplo, receberam 300 mil reais apenas pela participação no torneio.
Também está em jogo a segunda vaga do estado para Copa do Brasil. A primeira foi conquistada pelo Sergipe, ao vencer a Taça Governo do Estado. Mas a Copa nem se compara à importância da única vaga sergipana na Série D de 2013.
Por conta dos consecutivos tropeços dos sergipanos na competição nacional, o estado tem direito a apenas uma vaga no certame. A série D chega à sua 5ª edição, e o clube vencedor do Sergipão terá como adversários CSA (AL), Vitória da Conquista (BA), Juazeirense (BA) e o detentor da vaga paraibana no torneio.
Rebaixamento
A última rodada também guardou emoções na parte de baixo da tabela. Já rebaixado, o América recebeu - e foi goleado por 6 a 1 - o River de Carmópolis para esperar o "companheiro" da Serie A 2 de 2014. Eram 4 clubes "concorrendo" à última vaga do rebaixamento.
Itabaiana e Olímpico se enfrentaram, com 18 e 19 pontos respectivamente, enquanto o Boca pegava o Estanciano e o Lagarto precisava bater o Confiança. Até os 43 minutos do segundo tempo o Boca se livrava da queda, rebaixando o tradicional Itabaiana, que viu Brasinha, o novo herói da torcida tricolor, marcar um gol milagroso, classificar o Estanciano às semifinais e livrar o Tremendão do rebaixamento.

Por Irlan Simões - infonet.com.br

Nenhum comentário: