MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 8 de abril de 2014

Funcab: avaliação psicológica de caráter eliminatório

Aplicação de um conjunto de procedimentos objetivos
(Foto: Arquivo Portal Infonet)
A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) anuncia a quarta etapa do concurso público da Polícia Militar de Sergipe: Avaliação Psicológica de Caráter Eliminatório. A convocação está agendada para o dia 25 deste mês, já a realização da prova acontecerá em maio, 3 e/ou 4 de maio, enquanto o resultado dos candidatos aptos na avaliação psicológica deve sair no dia 20 de maio. A Funcab informa que só serão convocados para a realização desta etapa todos os candidatos Aptos no Teste de Aptidão Física.
Ainda de acordo com a Fundação, a Avaliação Psicológica de presença obrigatória e de caráter eliminatório, prevista no Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Sergipe, consistirá na aplicação de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo. Será feita uma análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos, podendo ser aplicada coletivamente. Para tanto poderão ser utilizados testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e realizados por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.
No dia da realização dos testes o candidato deverá comparecer ao local indicado no respectivo Edital de Convocação com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, munido de documento oficial, original, de identidade, caneta esferográfica azul ou preta e dois lápis pretos nº 2.  Para essa etapa a Funcab orienta que o candidato durma pelo menos  oito horas de sono; se alimente adequadamente no café da manhã e almoço, com uma refeição leve e saudável e não consuma bebidas alcoólicas.
Nesta etapa o candidato inapto ou faltoso será eliminado do Concurso Público. A Funcab informa que a inaptidão na Avaliação Psicológica não pressupõe a existência de transtornos mentais; indica, tão somente, que o avaliado não atendeu, à época dos exames, aos parâmetros exigidos para o exercício das funções.  Para a divulgação dos resultados, será observado o previsto na Resolução nº 01/2002 do Conselho Federal de Psicologia, que cita no caput do seu artigo 6º que “a publicação do resultado da Avaliação Psicológica será feita por meio de relação nominal, constando apenas os candidatos aptos. 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: