MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Campeonato Estadual de Tiro Esportivo será realizado em Campo do Brito

campeonato-tiro-esportivo
(Foto: Ramon Correa)
Uma modalidade olímpica mas ainda pouco difundida no Brasil se organiza em Sergipe. Trata-se do tiro esportivo, que abriu inscrições para o primeiro campeonato estadual da modalidade. Programada para o dia 13 de abril no município de Campo do Brito, no Ginásio de Esportes, a competição será promovida pela Federação Sergipana de Tiro (FST), entidade criada há um ano para consolidar o esporte no estado.

De acordo com Elias Santos, presidente da Federação, o objetivo do campeonato é promover maior acesso à modalidade esportiva do tiro. “Queremos desmistificar a ideia de que o tiro esportivo é algo perigoso e mostrar que se trata de um esporte. A primeira medalha do Brasil na história das Olimpíadas veio do tiro, em 1920, com Guilherme Paranaense. Além disso, queremos garantir participação de sergipanos em competições regionais e nacionais”, ressaltou.

Tambem de acordo com o presidente, a competição do dia 13 de abril corresponde à primeira das quatro etapas do estadual. As demais estão previstas para acontecer em Simão Dias, Rosário do Catete e Aracaju. As datas ainda não foram confirmadas. A organização informa ainda que a categoria será única: tiro com carabina. As inscrições podem ser realizadas na Sniper Serrano, em Itabaiana, na Tactical Sports, em Aracaju, Comagrivel, Simão Dias, ou nos locais das etapas até uma hora antes. A participação em uma etapa se dá por meio do pagamento de uma taxa de R$ 50. Já a inscrição para todo o campeonato custa R$150.

Normas
Qualquer pessoa maior de 18 anos ou menor acompanhado dos pais ou responsáveis legais pode participar, desde que tenha arma para competir. Serão permitidas todas as armas longas com calibre 4,5 mm e cano basculante, miras abertas e acionamento por mola ou pneumático. As armas devem ter peso máximo de 5,5 kg – incluindo mira.

Durante a competição estadual, a prova terá duração de 20 minutos. Antes disso, haverá um ensaio constituído por cinco tiros por rodada e disparos livres. Os alvos usados serão os de pistola de ar da International Shooting Sport Federation (Federação Intrenacional de Tiro Esportivo), colocados a 10 metros do atirador, que serão apurados logo após o tiro. Cada rodada terá um campeão que será escolhido pela soma de pontos no alvo na etapa, excluindo o alvo de ensaio. Não serão permitidas armas de fogo nem manuseio do equipamento fora do período de prova.
Com informações da FSTE
Curta o Portal i9 Sergipe no Facebook: www.facebook.com/portali9sergipe

Nenhum comentário: