MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Fiéis celebram paixão, morte e ressurreição de Cristo

Ritos religiosos lembram o julgamento, paixão e crucificação
 
Dom Henrique explica a festa cristã (Foto: Portal Infonet)
Os católicos celebram nesta sexta-feira, 18, a vida, morte e ressurreição de Jesus de Cristo. Diversas paróquias da Igreja Católica em Sergipe já preparam sua programação alusiva à Semana Santa, que teve início no último domingo, 13, e se estende até o domingo, dia 20, com a celebração da Páscoa.
O Bispo Auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares, explica que a páscoa é uma festa cristã, que lembra o julgamento, paixão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Dom Henrique lembrou que a data é celebrada também por outros povos. “A páscoa é a festa dos cristãos. É o que estamos celebrando desde o início, de modo solene desde o século quatro, assim que igreja teve liberdade de culto. O que celebramos não é inventando, vem do principio, nosso irmãos ortodoxos no oriente também celebram a páscoa com ritos diferentes, mas com os mesmos significados”, explica.
Ainda sobre a sexta-feira da paixão, o Padre Marcelo Conceição, da Arquidiocese no bairro Cidade de Nova, resume a importância de celebrar a data. Ele explica que a Sexta-Feira Santa na Igreja Católica, pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. Segundo ele, Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo.
Padre Marcelo esclarece ritos que celebram a sexta-feria da paixão (Foto: Arquivo Pessoal)
“A sexta-feira está no itinerário do tríduo pascal, que se inicia no final da tarde da quinta-feira, com celebração da missa da instituição da eucaristia e também da missa do Lava Pés. Ela se encontra para nos fazer lembrar o momento em que Jesus, às 15h, deu se último suspiro e morreu na cruz. Então esse amor de Deus por nós é lembrado”, conta.
Comer carne
Sobre não poder comer carne durante o período, o padre Marcelo explica que a tradição está dentro da possibilidade de um sacrifício. “É a possibilidade de fazer algo para que se complete em você, aquilo que faltou na Paixão de Cristo, uma prova de amor para com deus, já que Jesus deu a vida para nos salvar. A quaresma está também atrelada à prova de amor a cristo, que é a forma de se aproximar de cristo”, diz.
Ovos de Páscoa
Questionado sobre a relação dos ovos de páscoa com o domingo de páscoa, o padre esclarece que a venda de ovos de chocolate neste período é meramente comercial. “A linha do coelho e do ovo de páscoa se associa a uma linha comercial, não são de fato símbolos que fazem propriamente parte da páscoa cristã. No sábado santo celebramos a vigília pascal lembrando que a páscoa judaica que marca a libertação do povo hebreu das mãos do Egito para caminhar para terra prometida”, resume.
Missas celebram a sexta-feira da paixão
Confissão
Padre Marcelo explica que a confissão também faz parte da liturgia católica no dia em que se celebra o Cristo crucificado. Segundo ele, aquele que não se confessou em outras oportunidades, pode fazer suas confissões durante as celebrações. “O fiel deve fazer sua confissão para viver bem a páscoa. A confissão é a nossa reconciliação com Deus, com a igreja e com nós mesmos”, explica.

Nenhum comentário: