MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Quebra-quebra e pelo menos 40 foragidos no Cenam

Dois internos foram recapturados e encaminhados as unidades
Internos subiram no telhado da unidade (Fotos: Portal Infonet)
Paredes quebradas, grades arrancadas, um interno ferido e aproximadamente 40 foragidos segundo informou o comandante do Policiamento da capital, coronel Jackson Nascimento. Esse foi o saldo registrado no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) após uma rebelião registrada nesta segunda-feira, 30.
O tumulto se iniciou por volta das 8h quando adolescentes em conflito com a lei se rebelaram e promoveram um quebra-quebra em duas unidades de medidas socioeducativas administradas pela Fundação Renascer.
Quem passava pela avenida Tancredo Neves podia presenciar os internos em cima do telhado que acenava para a população e a imprensa. Essa fuga ocorre em menos de 24 horas que a ocorrido no último domingo, 29.
Para conter o tumulto, equipes do Batalhão de Choque e Polícia Militar se deslocaram até as unidades com o intuito de conter a rebelião.  A princípio, havia a informação de que um interno estaria morto dentro da unidade, mas foi desmentida pelo Comandante da Policia Militar, Jackson do Nascimento.
Interno ferido foi levado ao Huse
Após o processo de recontagem dos internos, o comandante afirmou a reportagem do Portal Infonet que pelo menos 40 internos empreenderam fuga do Cenam. “Sabemos que pelo menos 40 fugiram hoje do Cenam, mas ainda está sendo apurado para ver se o número é maior”, diz.
Durante a rebelião, um dos internos foi ferido pelos próprios companheiros e encaminhado as pressas ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Segundo o Coronel, o ferimento foi realizado pelos próprios internos.
“Um menor foi atingido por uma arma branca. Não houve vítima fatal, mas um menor foi atingido por alguns companheiros com chucho [arma de fabricação caseira]. Ele foi encontrado dentro de uma ala praticamente amarrado, esvaído em sangue, a Policia conseguiu identificar o local, quebrou a grade que dava acesso e conseguiu fazer o resgate e encaminhar até o samu para que fosse assistido ao huse.
Ainda segundo o coronel Jackson Nascimento, as fugas ocorrem porque os internos sabem como sair da unidade. “Eles conhecem a parte interna da unidade e conseguem transpor por qualquer obstáculo aqui dentro. Subir na laje não é difícil para eles e todas as fugas acontecem por cima do telhado, eles conseguem pular pra parte externa da área e assim empreender a fuga”, diz.

Nenhum comentário: