MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sábado, 28 de setembro de 2013

Dia Mundial do Idoso é comemorado em 1º de outubro

Censo 2010 do IBGE registrou mais de 185 mil idosos em Sergipe
 
Geriatra Luciana Costa fala sobre avanços na qualidade de vida o idoso (Foto: Portal Infonet)
Exercícios físicos, vida social ativa e acesso constante às redes sociais. Há alguns anos, estes itens seriam inimagináveis na lista de atividades cotidianas de alguém com mais de 60 anos. Este, porém, é um quadro real na maior parte do Brasil, que demonstra o aumento da expectativa de vida da população e sua tendência à longevidade. Em entrevista ao Portal Infonet, a geriatra Luciana Costa fala sobre os avanços e retrocessos na qualidade de vida da 'melhor idade' às vésperas do 1º de outubro - data em que se celebra o Dia Mundial do Idoso.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram um crescimento de mais de 3% no número de idosos registrados entre 1970 e 2010 em Sergipe. No último Censo, o IBGE contou cerca de 186 mil idosos no Estado, e uma expectativa média de 71,6 anos. Para Luciana, estes números são a prova de que o idoso vem assumindo uma postura mais engajada em relação aos cuidados com sua saúde.
“Tanto idoso quanto família vem colaborando para uma melhoria na qualidade de vida. O idoso vem abrindo mão de vícios como o álcool e o tabagismo e está investindo em uma alimentação balanceada e na prática de esportes e atividades físicas. Hoje em dia o idoso também está indo mais cedo ao médico. Isso permite a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e um tratamento médico mais eficaz”, considera.
Luciana destaca o pilates e a dança como algumas das atividades que tem alcançado maior adesão entre o grupo da melhor idade. “O pilates estimula o equilíbrio e a flexibilidade, e isso faz com que os idosos se sintam rejuvenescidos. E a dança é uma verdadeira terapia, e muitas vezes a realização de um desejo da juventude”, afirma.
A geriatra chama a atenção para a necessidade do estímulo de familiares e pessoas próximas para despertar no idoso o desejo de sentir-se ativo. “É importante incentivar não só a prática de exercícios físicos, mas de atividades que desenvolvam a criatividade. Estar em contato com artesanato, internet, leitura, palavras-cruzadas é muito indicado. Cursos de formação em idiomas, informática e mesmo cursos universitários são também recomendáveis”, revela.
O contato com outros idosos, de acordo com a geriatra, é outra chave para a melhoria da qualidade de vida. “Muitas vezes o idoso se sente impotente, pensando que chegou ao final da vida. O contato com pessoas que vivem esta mesma realidade faz com que eles se sintam mais capazes. Alguns são despertados até para o relacionamento amoroso, iniciando namoros e retomando sua afetividade e seu desejo sexual. A mulher tende a procurar o companheirismo, enquanto o homem recupera sua libido”, esclarece.

Nenhum comentário: