MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Comando diz que segurança de estádios não é papel da PM

Coronel Barros destaca falta de efetivo e exige plano da FSF
 
Polícia não tem efetivo para segurança dos jogos no interior (Foto: Portal Infonet)
A recente polêmica entre a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e a Polícia Militar de Sergipe (PMSE) rendeu mais um capítulo. Em resposta às últimas declarações do presidente da instituição esportiva, Carivaldo Souza, o comandante do Policiamento Militar do Interior, coronel Edmilson Barros, confirmou que os jogos realizados em estádios fora da capital podem ficar sem policiamento. De acordo com ele, a polícia não tem efetivo suficiente para cumprir algo que não é obrigação específica da corporação.
“O Estatuto do Torcedor determina que a segurança interna dos estádios deve receber apoio de agentes públicos de segurança. Ou seja, isso pode ser feito pelas polícias Militar, Civil, Federal ou pela Guarda Municipal. Em nenhum momento está indicado que a obrigação da segurança interna é especificamente da Polícia Militar. Nosso dever é a segurança externa”, frisou.
O comandante do interior também destacou a falta de efetivo como uma das razões para o afastamento da PM dos estádios. “Esses jogos estão colocando o torcedor em risco. O efetivo da PM no interior é de 1100 homens, número que se reduz dia a dia. Para colocar 12 ou 13 policiais em um estádio, temos que reduzir o efetivo de cidades vizinhas. Ou seja, para garantir a segurança de um evento de instituição privada com fins lucrativos, estamos retirando policiais de onde a sociedade precisa. Não podemos fazer policiamento de estádios em prejuízo da segurança da população”.
Edmilson Barros declarou ainda que a medida já será aplicada para os próximos jogos e inclui o Campeonato Sergipano da Série A-2, previsto para setembro. Ainda segundo o comandante, a polícia não disponibilizará efetivo enquanto a federação não apresentar um plano de segurança.
“O Estatuto do Torcedor também diz que as federações são obrigadas a apresentar um plano de segurança para os agentes públicos. Esse plano deve conter, entre outros dados, o efetivo de segurança privada. Ou seja, as federações têm obrigação de colocar segurança particular em seus eventos, cabendo à segurança pública apenas um apoio. A FSF jamais apresentou planejamento assim para a Polícia Militar. Enquanto a instituição não apresentá-lo, não haverá policiamento nos jogos do interior”.

Nenhum comentário: