MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

domingo, 21 de agosto de 2011

Parada Gay reuniu milhares de pessoas na Orla de Atalaia

Milhares de pessoas lotam a Orla de Atalaia na tarde deste domingo, 21, onde ocorre a 10ª Parada Gay de Sergipe. Sob o tema ’10 Anos de Lutas por Grandes Conquistas’, o evento visa chamar à atenção para os avanços conquistados pela comunidade LGBT no Estado e em todo o país.

Cinco trios elétricos animam a multidão, que se concentra na Passarela do Caranguejo. O evento é promovido por oito Organizações Não-Governamentais (ONGs) voltadas a aquela comunidade. Diversas autoridades marcaram presença e discursaram sobre a importância do fim do preconceito com os homossexuais.
 
A presidente da Associação Sergipana de Transexuais (Astra) Tatiane Araújo, ressaltou os avanços conquistados na esfera federal, como o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da união civil de pessoas do mesmo sexo, e no município, onde já existem três leis que, nas palavras de Tatiane, reconhecem a comunicada LGBT como cidadãos.

Tatiane revela que o desafio para os próximos anos é minimizar o preconceito contra os homossexuais e conquistar políticas que coíbam a violência contra esse grupo. “Ainda vemos nos noticiários gente morrendo por ser diferente, ou sofrendo por ser excluído socialmente”, completa.

Marcelo Lima, presidente da Associação de Defesa dos Homossexuais de Sergipe (Adohns) declarou que nesses dez anos de realização da Parada Gay, o número de participantes só vem crescendo, um reflexo de que o trabalho realizado pelas instituições que trabalham na garantia de direitos dos gays. “Mas ainda há muita coisa a ser conquistada, em especial a criminalização da homofobia”, pondera.

Nenhum comentário: