MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cirurgia de Ricardo Gomes é considerada bem-sucedida

Após três horas e meia, a cirurgia do técnico Ricardo Gomes chegou ao fim e foi considerada bem-sucedida pelos médicos. A hemorragia no cerébro em decorrência do AVC (acidente vascular cerebral) foi estancada e a circulação, restabelecida. Gomes está em coma induzido, na UTI, e vai ficar em observação pelas próximas 72 horas. O médico José Antônio Guasti realizou o procedimento no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele não deu entrevistas. Quem falou novamente sobre o caso foi Clóvis Munhoz, médico do Vasco que acompanha o drama. Segundo ele, o quadro segue grave e ainda há risco de morte, apesar de a cirurgia ter sido alentadora (veja o vídeo com o momento em que o técnico passa mal no clássico contra o Flamengo)

- Foi tudo dentro do esperado. A impressão do doutor que o operou foi a melhor possível, e ele já viu "n" casos como o dele (Ricardo Gomes). O coágulo foi drenado. O quadro é favorável e agora as próximas 72 horas serão decisivas para avaliar e consolidar a situação. Isso quer dizer se provavelmente haverá sequelas ou não - disse Clóvis.

Ricardo Gomes vai permanecer no hospital entre oito e dez dias. De acordo com Munhoz, o lado do cérebro afetado pela hemorragia foi o direito, com um edema maior do que dois centímetros (considerado importante) e está relacionado aos movimentos de braço e perna e também à fala.

info AVC / AVE Ricardo Gomes - 5 (Foto: ArteEsporte)

Entenda o caso

O comandante vascaíno se sentiu mal por volta dos 20 minutos do segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo, no Engenhão. Ele foi levado, inicialmente, para o centro médico do estádio, e, em seguida, encaminhado para o hospital.
Clóvis Munhoz explicou que a hemorragia provocou um grande coágulo na região temporal do cérebro. A cirurgia foi feita para retirada deste sangue coagulado, reduzindo a pressão cerebral. No momento em que aconteceu a hemorragia, a pressão arterial do treinador era de 19 por 12. O normal é 12 por 8.
Para Clóvis, o que aconteceu com Gomes neste domingo não é uma consequência do primeiro AVC sofrido pelo técnico em fevereiro de 2010, quando treinava o São Paulo.

O DRAMA DE RICARDO GOMES
Ricardo Gomes passa mal no clássico entre Vasco e Fla (Foto: Reprodução TV)


ricardo gomes passa mal no estádio engenhão (Foto: Marcelo Carnaval / O Globo)




Reprodução Sportv Ricardo Gomes maca hospital Pasteur (Foto: SporTV)


médico clóvis munhoz ricardo gomes vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)





filha ricardo gomes  hospital pasteur (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Após três horas e meia, a cirurgia do técnico Ricardo Gomes 
chegou ao fim e foi considerada bem-sucedida pelos médicos. 
a hemorragia no cerébro em decorrência do AVC 
(acidente vascular cerebral) foi estancada, e a circulação, 
restabelecida. Ele será submetido a uma tomografia 
e encaminhado à UTI.

Nenhum comentário: