MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sergipe tem quase três mil casos de AIDS

Cândida Oliveira/Jornal do Dia


Sergipe já contabiliza 2.953 pessoas infectadas com o vírus da Aids. A informação é da gerência do Programa das DST/AIDS, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desse total, 53 casos estão entre os jovens de 15 a 19 anos, sendo 20 mulheres e 33 homens, o que corresponde a 1,8% do total.

Segundo o médico sanitarista e gerente do programa, Almir Santana, o número entre os jovens é considerado pequeno. "Esse número não tem crescido, por isso não é assustador, o que tem preocupado são os casos em pessoas com mais de 20 anos", alerta.

Na fase adulta, de 20 a 49 anos, como chamou a atenção o médico, o número de casos é bem maior, já chega a 2.515, ou seja, 83% do total. De acordo com Almir, o número cresce mais rapidamente nessa faixa etária por conta de alguns fatores, como o abuso do álcool entre os jovens, o que favorece a disseminação da Aids.
"Com o excesso de bebidas alcoólicas o jovem tende a não usar camisinha e a atitude de 'ficar', que é a relação sem compromisso, também faz com que o jovem dispense o preservativo", explica.

Número decrescente - Entre 10 e 14 anos há apenas 10 casos, sendo sete homens e três mulheres. Em crianças com até cinco anos, o número é decrescente. Sergipe registrou até o momento, desde o ano de 1987, 91 casos, enquanto o total de notificações nas outras faixas etárias já atingiu 3 mil casos. "É uma grande vitória na luta contra uma doença que trouxe grandes prejuízos para a saúde pública mundial", observou Almir Santana.

O médico relata que a transmissão de HIV para as crianças, em mais de 90% dos casos, acontece por meio da mãe, isso é, durante a gravidez, no parto, ou através da amamentação (transmissão vertical). "O sucesso na prevenção do HIV em crianças é devido ao trabalho que vem sendo realizado no pré-natal e nas maternidades, com a utilização do teste rápido para o diagnóstico do HIV em todas as gestantes e adoção das medidas preventivas diante de uma gestante soropositiva, que recebe acompanhamento pré-natal e profilaxia específica, quando a gestante toma medicamentos antirretrovirais durante a gravidez e o parto".

Nenhum comentário: