MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Álcool já e a terceira maior causa de morte prematura.

Confira 11 dicas para reduzir o consumo.
 
Um em cada quinze adultos sofre de problemas de saúde relacionados ao consumo de álcool, que já é a terceira maior causa de morte prematura e doenças (4% do total de todas as mortes no mundo), perdendo apenas para o cigarro e a pressão alta. 

Quem bebe diariamente tem o seu fígado danificado duas vezes mais do que quem bebe uma vez por semana. Danos esses que podem desenvolver uma cirrose com possível evolução para um câncer hepático.

Além dos danos à saúde, há também os danos sociais relativos ao álcool. Violência, negligência infantil e abusos, faltas ao trabalho e perigo no trânsito são alguns exemplos. Em 2011, a ONU emitiu um relatório que associava o álcool a 30% dos casos de violência doméstica e abuso sexual contra as mulheres.

Voltando aos danos a saúde, o álcool além de danificar o fígado, é um fator agravante para o desenvolvimento de problemas psiquiátricos, como a epilepsia, e problemas cardiovasculares.
O Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo (NIAAA) sugere 11 etapas que podem ajudar no consumo de bebidas:

1 - Faça uma lista
Fazer uma lista das razões para reduzir o consumo de álcool - como sentir-se saudável, dormir melhor, ou melhorar os seus relacionamentos - pode motivá-lo.

2 - Defina uma meta para beber
Defina um limite de quanto você vai beber. Você deve manter seu modo de beber seguindo as diretrizes recomendadas: não mais do que uma bebida-padrão por dia para mulheres e homens com 65 anos ou mais, e não mais de dois drinques-padrão por dia para homens com menos de 65 anos. Esses limites podem ser muito altos para as pessoas que têm certas condições médicas, ou para alguns adultos mais velhos. O seu médico pode ajudar a determinar o que é certo para você.

3 - Mantenha um diário
De três a quatro semanas, mantenha o controle de cada vez que você for tomar uma bebida. Inclua informações sobre o que e quanto você bebeu, bem como onde você estava. Compare isso com o seu objetivo. Se você está tendo dificuldades para atingir a sua meta, discuta o assunto com o seu médico, ou outro profissional de saúde.

4 - Não tenha álcool em sua casa
Não ter álcool em casa pode ajudar a limitar o seu consumo.

5 - Beba devagar
Tome devagar a sua bebida. Beba refrigerante, água ou suco depois de uma bebida alcoólica. Nunca beba com o estômago vazio.
6 - Escolha dias sem álcool
Decida não beber um ou dois dias por semana. Você pode querer abster-se por uma semana ou um mês, para ver como você se sente fisicamente e emocionalmente sem o álcool em sua vida. Fazer uma pausa em determinados dias pode ser uma boa maneira de começar a beber menos.
7 - Preste atenção na pressão dos colegas

Aprenda maneiras práticas de dizer não educadamente. Você não tem que beber apenas porque os outros estão bebendo, e você não deve se sentir obrigado a aceitar cada bebida que lhe é oferecida. Fique longe de pessoas que o incentivem a beber.

8 - Mantenha-se ocupado
Faça uma caminhada, pratique esportes, saia para comer, ou pegue um filme. Quando você estiver em casa, tente adquirir um hobby ou reativar um antigo, como pintura, jogos, tocar um instrumento musical, trabalhar com madeira - essas e outras atividades são ótimas alternativas para "esquecer de beber".

9 - Peça ajuda
Cortar a bebida pode não ser sempre fácil. Deixe que os amigos e familiares saibam que você precisa do apoio deles. O seu médico, conselheiro, ou terapeuta pode também ser capaz de oferecer ajuda.

10 - Mantenha guarda contra a tentação
Se você associar bebida com determinados eventos, tais como feriados ou férias, desenvolva um plano para gerenciá-los com antecedência. Monitore seus sentimentos. Quando você estiver preocupado, solitário ou com raiva, você pode se sentir tentado a buscar uma bebida. Tente cultivar novas formas saudáveis de lidar com o estresse.

11 - Seja persistente
A maioria das pessoas consegue reduzir ou parar de beber completamente apenas depois de várias tentativas. Você provavelmente vai ter contratempos, mas não deixe que eles o impeçam de alcançar seu objetivo de longo prazo. O processo normalmente requer um esforço contínuo.
Algumas dessas estratégias - como ter a pressão dos colegas, manter-se ocupado, pedindo apoio, estando ciente da tentação e sendo persistente - também podem ser úteis para pessoas que querem desistir do álcool completamente.
Ao cortar o consumo de álcool, examine os seus hábitos de beber regularmente para ver se você está mantendo esse nível de consumo. Algumas pessoas atingem sua meta, mas descobrem que velhos hábitos surgem novamente mais tarde. Se isso acontecer, consulte o seu médico.

Jeferson Machado Santos.
CRF-SE: 658.
Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Nenhum comentário: