MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Agentes controlam motim no presídio de Tobias Barreto

A Secretaria de Justiça não confirma o princípio de rebelião
Sindpen/SE confirma motim em Presídio de Tobias Barreto (Foto: Arquivo Infonet)
Mais uma rebelião no sistema prisional sergipano preocupa os agentes penitenciários. O fato mais recente foi registrado na última terça-feira, 24, no Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza (Premabas), em Tobias Barreto, quando internos atingiram agentes penitenciários com vários objetos. O motim durou cerca de 30 minutos, sendo controlado pelos próprios agentes.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen-SE) Iran Alves da Silva, o motim só foi controlado por causa do preparo dos agentes. “ Se fosse em uma unidade com serviços terceirizados a situação não seria controlada. E poderia evoluir para uma rebelião como a do Complexo Penitenciário Advogado Jacinto Filho (Compajaf)”, afirmou.
O motim foi ocasionado, pois um dos internos solicitou que a escolta o tirasse da ala. “A equipe de escolta estava fazendo outro procedimento, então um dos agentes pediu que o interno aguardasse. Com isso, os internos começaram a gritar e arremessar vários objetos como pedras e garrafas em direção aos agentes”, informou Iran.
Os agentes iniciaram as negociações e conseguiram conter o princípio de rebelião que durou cerca de 30 minutos. Segundo o presidente do sindicato, apesar da superlotação e quadro reduzido de agentes,  o motim foi controlado por causa da ação efetiva de todos os servidores. O presídio está superlotado com 270 internos, sendo que era para receber apenas 77 internos.

Depois de 10 dias da rebelião no Compajaf , que durou 27 horas, os agentes do presídio de Tobias Barreto ficaram assustados e com medo que o motim evoluísse para outra rebelião.
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) que negou a rebelião no presídio de Tobias Barreto.

Nenhum comentário: