A
secretaria municipal da Educação realizou na segunda-feira, 02, o
primeiro encontro do projeto Trilhas, contou com a participação de 35
professores da rede municipal de ensino, responsáveis pelas turmas de
primeiro e segundo ano, bem como dos gestores das unidades de ensino. O
evento foi organizado pela coordenadora pedagógica, Perla Nelly Menezes
Reboiras.
Durante
o encontro, foram apresentados os materiais do projeto Trilhas e também
alguns acervos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa). “Todo e qualquer projeto que vise a melhoria da oferta da
qualidade do ensino, sempre será bem vindo. Estamos atentos e buscando
sempre, novas alternativas e possibilidades para a efetivação de
políticas públicas que colaborem com o sucesso do projeto educacional da
gestão do prefeito Léo Rocha”, destacou Perla Reboiras.
Projeto Trilhas
O
Projeto TRILHAS de Leitura foi criado em 2009, em parceria com a
Comunidade Educativa (Cedac). Trata-se de uma tecnologia social com um
conjunto de materiais elaborado para auxiliar o trabalho dos professores
em leitura, escrita e oralidade, e tem o objetivo de inserir as
crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.
O
TRILHAS propõe um conjunto favorável ao processo de alfabetização e,
consequentemente, ao alcance da meta de atingir 6 pontos no Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no País em 2022. Também está
alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que
estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças
até os 8 anos e o incentivo à leitura em sala de aula.
No
ano passado, a iniciativa foi transformada em política pública pelo
Ministério da Educação, e os materiais foram distribuídos para escolas
de municípios considerados prioritários pela política do MEC, escolas
prioritárias e de todas as capitais, grandes cidades e sistemas
estaduais de ensino, beneficiando aproximadamente 3 milhões de alunos da
rede pública de ensino e 72 mil instituições.
O
TRILHAS é inovador porque foca na alfabetização, fase até então pouco
contemplada por propostas voltadas à leitura e escrita. Apresentar o
mundo letrado à criança de uma forma tão dinâmica como o projeto propõe
contribui muito para a alfabetização de qualidade.
(Com informações: SECOM | PMCB | Imagens: Fausto Filho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário