MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Secretaria municipal da Educação de Campo do Brito realiza encontro do Projeto Trilhas

A secretaria municipal da Educação realizou na segunda-feira, 02, o primeiro encontro do projeto Trilhas, contou com a participação de 35 professores da rede municipal de ensino, responsáveis pelas turmas de primeiro e segundo ano, bem como dos gestores das unidades de ensino. O evento foi organizado pela coordenadora pedagógica, Perla Nelly Menezes Reboiras.
Durante o encontro, foram apresentados os materiais do projeto Trilhas e também alguns acervos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). “Todo e qualquer projeto que vise a melhoria da oferta da qualidade do ensino, sempre será bem vindo. Estamos atentos e buscando sempre, novas alternativas e possibilidades para a efetivação de políticas públicas que colaborem com o sucesso do projeto educacional da gestão do prefeito Léo Rocha”, destacou Perla Reboiras.

Projeto Trilhas

O Projeto TRILHAS de Leitura foi criado em 2009, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac). Trata-se de uma tecnologia social com um conjunto de materiais elaborado para auxiliar o trabalho dos professores em leitura, escrita e oralidade, e tem o objetivo de inserir as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.
O TRILHAS propõe um conjunto favorável ao processo de alfabetização e, consequentemente, ao alcance da meta de atingir 6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no País em 2022. Também está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos e o incentivo à leitura em sala de aula.
No ano passado, a iniciativa foi transformada em política pública pelo Ministério da Educação, e os materiais foram distribuídos para escolas de municípios considerados prioritários pela política do MEC, escolas prioritárias e de todas as capitais, grandes cidades e sistemas estaduais de ensino, beneficiando aproximadamente 3 milhões de alunos da rede pública de ensino e 72 mil instituições.
O TRILHAS é inovador porque foca na alfabetização, fase até então pouco contemplada por propostas voltadas à leitura e escrita. Apresentar o mundo letrado à criança de uma forma tão dinâmica como o projeto propõe contribui muito para a alfabetização de qualidade.

(Com informações: SECOM | PMCB | Imagens: Fausto Filho)

Nenhum comentário: