MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

HOMENAGEM AO MITO IRAN MACHADO

'Márcio Canuto sergipano', Iran Machado já foi atacado por abelhas, transmitiu jogo sozinho e tentou entrevistar jogador com a bola rolando

Por São Domingos, SE
Iran coleciona ídolos na torcida do São Domingos (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)Iran de microfone na torcida do São Domingos
(Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
No gramado acanhado do Estádio Arnaldão, em São Domingos, distante 76 km de Aracaju, o modesto time que leva o nome da cidade empolga em campo com mais uma campanha convincente no Estadual. O 'Coelho do Agreste' é finalista do 2º turno e sonha alto com o título inédito de campeão sergipano. Mas a popularidade dos jogadores com a torcida é dividida palmo a palmo com 'O Mito', apelido dado ao radialista Iran Machado, repórter da rádio comunitária do município, a 'São Domingos FM'. A alcunha, ele ganhou após colecionar uma série de histórias engraçadas durante as transmissões de jogos. Os causos, trapalhadas e 'pérolas' do amante do futebol de 53 anos viraram sucesso e o deixaram famoso em toda a cidade.
Uma das histórias mais conhecidas é a de quando ele foi atacado por um enxame de abelhas, que invadiu o estádio. Todos se agacharam, inclusive jogadores e trio de arbitragem. Mas o intrépido repórter se encheu de coragem e entrou em campo para ouvir dos jogadores o relato do fato bizarro. Acabou levando algumas picadas.
- Eita, que agora sou eu que estou levando picadas das abelhas, Luiz Carlos (narrador) - gritava ele no microfone, enquanto tentava fugir do ataque.
Iran Machado também é motorista de caminhão coletor de lixo (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)Iran Machado também é motorista de caminhão coletor de lixo (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)





Iran Machado se divide entre os ofícios de motorista de caminhão, coletor de lixo e repórter de rádio. Em dias de jogos do São Domingos, adianta o serviço para chegar a tempo no campo.
Em tom irreverente, Iran abre os trabalhos do pré-jogo no oferecimento de Mix Lanches, o lanche "mais melhor" do estado. Em vez de ficar no gramado, vai para as arquibancadas do Arnaldão e fica no meio da torcida, para interagir com o público e transmitir mais animação.
- Ele é engraçado, o "Márcio Canuto do agreste sergipano". Diverte, conta piada e anima a cobertura do jogo com seu jeitão engraçado - disse o agricultor Antônio Cândido.
O radialista tem também a simpatia dos jogadores do São Domingos. O zagueiro Romão é fã incondicional de Iran Machado.
- O Mito é uma figuraça. Virou folclore. Proporciona esta alegria para todos nós. Ele dá um tom humorístico ao programa. Sabe distrair, e a galera gosta. É a prova que o rádio não é só seriedade.
Zagueiro Romão virou ídolo de Iran Machado (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)Zagueiro Romão virou ídolo de Iran Machado (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)





Algumas aventuras vividas nos mais de 10 anos como profissional do rádio são relatadas com orgulho. Iran Machado já transmitiu sozinho um jogo do São Domingos pelo Campeonato Sergipano. Fez o papel de narrador, repórter e comentarista.
- Esse jogo aconteceu em Aracaju, e nínguem da rádio pôde ir. Então fui sozinho, fiz a narração e os comentários ao mesmo tempo. Quando o jogo terminou, desci para fazer as entrevistas. Levei a minha cadeirinha e, após ouvir os jogadores, a coloquei no centro do gramado e me sentei, para fazer os comentários finais da transmissão relaxado - contou Iran.
Iran fica bem à vontade durante a transmissão (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)Iran fica bem à vontade durante a transmissão
(Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)







Confira outros casos curiosos do 'mito':
Entrada em campo com a bola rolando
- Eu estava distraído. Ouvi um apito e pensei que o árbitro havia apitado o fim do primeiro tempo. Entrei em campo com todo o gás para entrevistar o atacante, que saiu correndo para tentar aproveitar um contra-ataque. O narrador viu e deu um grito para eu sair de campo, quando percebi, dei uma carreira que nem bala alcançava.
Ataque das formigas
- Sentei no gramado quando estava chovendo e as formigas saíram do formigueiro e subiram em cima de mim. Saí correndo pelo campo com o microfone ligado, gritando. Acabou vazando no ar todo o meu sofrimento. Quando me livrei delas tive que explicar ao vivo que fui atacado pelas formiguinhas.
Reinício de partida
- Antes do jogo, estava no gramado entrevistando um jogador. O juíz não me viu e autorizou o início da partida comigo em campo. A culpa foi dele. Teve que interromper, esperar eu sair e dar o reinício da "peleja".
Iran Machado monta os equipamentos de transmissão (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)Iran monta os equipamentos de transmissão
(Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
Comentários apimentados
As histórias são tantas que, em cada esquina de São Domingos, qualquer ouvinte tem um causo de Iran Machado para contar. Atribuem a ele algumas passagens apimentadas. Uma delas é quando, em um lance polêmico de impedimento, ele teria soltado no ar: "dou o r... se esse jogador estiver mesmo impedido".
Ao ser provocado por torcedores rivais, um goleiro do São Domingos fez gestos obscenos em direção às arquibancadas. A cena provocou um princípio de tumulto. O narrador teria perguntado a Iran Machado o que gerou toda a confusão. Sem hesitar, o repórter teria soltado:"nada não, foi só o goleiro que mostrou a r... para a torcida".
Iran jura de pés juntos que não é o autor das referidas 'pérolas'.
- Fui eu não. Isso realmente aconteceu, mas não posso revelar quem foi. Mas, como tenho a fama, jogaram essa para cima de mim - disse.
Não há quem comprove se Iran Machado foi ou não protagonista destas histórias. E como ele é reconhecido como 'O Mito', fica difícil saber o que é lenda ou verdade nos "causos" do divertido radialista.

Nenhum comentário: