MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cartola pedreiro ajuda a construir potência do futebol sergipano - Presidente Dilson é destaque no site da Globo

No mundo do futebol, os cartolas são reconhecidos como grandes empresários, políticos ou magnatas cheios da grana, que brincam de gastar seus ‘milhões’ na compra de craques renomados. Em São Domingos, a 76 quilômetros da capital Aracaju, o presidente do time que leva o nome da cidade tem um perfil bem diferente. Além de mandatário do clube, ele também é pedreiro.
Iradilson dos Santos, mais conhecido como Dilson, começou na atividade aos 18 anos, quando foi morar em São Paulo em busca de oportunidades profissionais. Trabalhou como eletricista, pintor e pedreiro. Em pouco tempo ganhou experiência e virou um exímio mestre de obras, chefiando uma equipe.
Presidente do São Domingos com a mão na massa (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
Das mãos habilidosas do cartola pedreiro, que faz questão de continuar no batente, já foram erguidas diversas construções. O capricho no serviço só fez com que a clientela aumentasse.
- Grande parte dos prédios em São Domingos foi construída por mim. Trabalho também em Itabaiana e em outros municípios vizinhos. Trenho ainda muitos clientes em Aracaju - disse Iradilson.
Com o trabalho, conseguiu transformar radicalmente sua vida. Construiu uma boa casa e conseguiu dar uma condição bastante confortável para a família.
Casa da família, construída pela equipe de trabalho de Dilson (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
Casa da família, construída pela equipe de trabalho de Dilson
Nos dias de folga, o pedreiro de 34 anos gostava de ir ao Estádio Arnaldo Pereira para assistir aos jogos do São Domingos. Respeitado na cidade, acabou recebendo um convite inesperado: ser o presidente do clube.
- O São Domingos estava vivendo uma grande crise. Aí, o prefeito da cidade na época, Hélio Mecenas, me chamou para assumir o time. Não era um bom negócio. Mas topei o desafio.
A chegada do novo cartola foi o início de uma arrancada que levou o São Domingos a sair da condição de azarão para se transformar em uma das equipes mais respeitadas do futebol sergipano.
Em 2007, primeiro ano de gestão, o Coelho do Agreste estava prestes a cair para a segundona do futebol sergipano. Mas Dilson conseguiu livrar o time da degola.
Dois anos depois, veio o primeiro título. A equipe conquistou a Copa Governo do Estado em cima do Sergipe. O triunfo garantiu ao time uma vaga na Copa do Brasil. Em 2010, o São Domingos conquistou o bicampeonato e mais uma vez o direito de disputar a competição nacional.
Na última temporada, o São Domingos ficou com o vice-campeonato no Sergipano, posição que também lhe deu direito a participar, pela terceira vez consecutiva, da Copa do Brasil.
Com uma folha salarial que gira em torno de R$ 72 mil, às vezes honrar com todos os compromissos é tareda difícil, já que não há muitos patrocinadores. Mas Dilson não gosta de ficar devendo e coloca dinheiro do próprio bolso para não atrasar as contas.
- Já coloquei cerca de oitenta mil reais no clube, espero receber ainda (risos) - brincou o presidente.
Para ter a bolada de volta, Dilson espera a classificação para a segunda fase na Copa do Brasil. O adversário é o Vitória-BA. O favoritismo está do lado baiano, mas a equipe foi reforçada.
- Mantivemos uma base e contratamos jogadores qualificados. E se for preciso vamos contratar mais.
Cumprir a dupla função não é tarefa fácil. Por isso, Dilson tem que administrar o tempo.
- É corrido. Minha esposa fica irritada. Tem que se dividir um pouco para cada profissão. Durante a semana, tiro dois dias para ir ao campo e três para dar continuidade ao meu trabalho nas obras.
Mas o ritimo acelerado não desanimou Dilson, que pretende levar o time para voos ainda mais altos. O sonho do momento, além de uma boa campanha na Copa do Brasil, é o título estadual .

Presidente do São Domingos (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
O cartola sabe que já virou um dirigente de sucesso, porém garante que jamais vai abandonar a profissão de origem.
- Tenho o maior orgulho do meu trabalho. Tudo que tenho na minha vida consegui através dele e me orgulho em dizer que sou pedreiro.
Casas construidas pela equipe de Dilson (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
Dilson também escalou sua equipe de trabalho para realizar obras no estádio do clube, o Arnaldão. Eles reformaram as arquibancadas e fizeram o calçamento das dependências do campo. Mas este serviço o dirigente garante que será cobrado.
- Não tenho como fazer isso de graça, já que tenho que pagar meus funcionários que trabalharam na obra.
Na contramão dos milhões gastos pelos cartolas dos grandes clubes do Brasil, o presidente do São Domingos sabe que o sucesso vem tijolo a tijolo, conquista a conquista.

fonte: globoesporte.globo.com/se/noticia

Nenhum comentário: