MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sábado, 20 de julho de 2013

Segurança terá 5 mil homens em Aparecida para o papa


Papa terá esquema de segurança com 5 mil homens em Aparecida. (Divulgação)
Um efetivo de 5 mil homens das Forças Armadas e das Polícias Civil, Militar e Federal vai reforçar a segurança em Aparecida, no interior de São Paulo, para a visita do papa Francisco, que celebra missa na quarta-feira, 24, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida durante sua visita ao País.

Nesta sexta, 19, parte dos 2,2 mil soldados do Exército que participam da operação chegou à cidade e iniciou o reforço nos principais acessos à basílica e ao Seminário Bom Jesus, onde o pontífice vai almoçar e descansar após a celebração. A segurança do papa contará ainda com homens das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal e do Corpo de Bombeiros, além de 154 seguranças patrimoniais e representantes da Guarda suíça. O número total não foi divulgado pela assessoria do santuário, que já trabalha com a possibilidade de Francisco querer se aproximar dos fiéis, no estacionamento da basílica, ou no trajeto até o seminário. Serão 3 km a serem percorridos no papamóvel, provavelmente aberto.

O esquema contará com quatro helicópteros equipados com câmeras capazes de detectar alvos a um quilômetro de distância, jipes e equipamentos capazes de identificar até a presença de produtos químicos, como bombas, no perímetro onde Francisco estiver. Mais cedo, um grupo de soldados do Exército fez a primeira checagem do quarto onde o papa vai descansar.

Os homens empregados em Aparecida pertencem às 11.ª e 12.ª Brigadas de Infantaria. A primeira tem treinamento para operações de garantia da ordem. A segunda é a tropa aeromóvel, parte da força de ação rápida com experiência no Haiti. Há ainda homens da Aviação do Exército, de unidades de artilharia, logística e da cavalaria.

Nenhum comentário: