MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Empresas de ônibus que servem aos municípios de SE atuam sem licitação

Transporte intermunicipal possui uma frota atual de 710 veículos. Nove empresas estariam atuando sem licitação.


As empresas de ônibus que servem ao interior de Sergipe atuam sem licitação e o edital foi suspenso por força de uma liminar. A situação tem deixado passageiros na bronca e acabam reclamando da superlotação e da falta de estrutura dos ônibus.
O terminal rodoviário, Governador Luiz Garcia, localizado no Centro de Aracaju é responsável por mil partidas diárias da Capital para municípios do interior do Estado, mas ainda sim os passageiros se queixam da pouca oferta de ônibus. "A quantidade de linhas é muito pequena para muita gente, principalmente nos dias de sexta-feira", destaca Valcilene Barbosa, estudante.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano é a responsável pelo transporte intermunicipal e possui uma frota atual de 710 veículos, sendo que desses 612 estão em operação e o restante na reserva.

Ao todo nove empresas atuam: Coopertalse, Coopertaju, São Pedro, Voyage, Rotasul, Coopersertão, Cootase, Coagreste e Coopervan.

De acordo com o Procurador Geral do Estado, Pedro Dias, atualmente essas empresas atuam sem licitação. "Na liminar vem dizendo que o Estado não poderia exigir garantias econômicas dessas empresas que vão operar essas linhas. Nós não concordamos com essa decisão e, já apresentamos recurso, e estamos pensando também em ir ao Superior Tribunal de Justiça".

O procurador disse ainda que nesse primeiro momento nem todas as linhas vão ser licitadas, porém o edital contempla os maiores municípios do interior.

Já segundo o promotor, Marcílio Pinto, a possível formação de um consórcio entre as empresas da Grande Aracaju não vai interferir na licitação das linhas intermunicipais.

Nenhum comentário: