MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sábado, 13 de julho de 2013

Muay thai fortalece os musculos e derruba o estresse

Em São Domingos, tem aulas de Muay Thai na Academia Corpo e Forma. Confiram!
 

Chutes, socos, cotoveladas, joelhadas... Muitos fogem do Muay Thai por considerarem essa arte marcial tailandesa agressiva demais, mas os benefícios para o corpo fazem o esforço valer a pena: maior flexibilidade, músculos mais definidos e menos gordurinhas - tudo isso em um treino para lá de agitado. Os treinos já começam com um aquecimento de corrida, polichinelos, alongamentos, flexões de braços, abdominais e agachamentos.

Esse é só o começo: o treino do Muay Thai segue com aperfeiçoamento de diferentes formas de socos, chutes, cotoveladas e joelhadas e de domínio do adversário (clinch). Há ainda as famosas 'luvas', quando os companheiros de treinos fazem lutas simuladas, um a três rounds de dois a quatro minutos. Para finalizar, mais exercícios de condicionamento físico, alongamentos e massagens. Haja fôlego, mas não se preocupe: tamanho esforço físico só traz benefícios! Confira abaixo as vantagens do Muay Thai apontadas por profissionais dessa luta: 

Os seis benefícios 

1 - O suadouro garante a queima de muita energia. Dependendo do estágio e do preparo físico, o gasto chega até a 1 500 calorias por aula. Segundo os especialistas, a média de iniciantes fica na casa de 750 calorias por sessão. 

2 - O coração sai ganhando: os chutes e os socos dilatam os vasos sanguíneos. Daí mais oxigênio e nutrientes passeiam pelo corpo. As câmaras cardíacas, exigidas, ficam fortes. 

3 - Os músculos também se beneficiam. Mas, diversamente de outros exercícios localizados, o Muay Thai prepara o corpo de uma forma global. Há um aumento do tônus e da resistência muscular. 

4 - O treinamento exige bastante da região central do corpo, principalmente do core, grupo de músculos situados no abdômen que dá sustentação à coluna vertebral. O core fortalecido garante uma ótima postura. 

5 - Os golpes estimulam a amplitude dos movimentos, o que requer um bocado de precisão e elasticidade. A coordenação motora e a flexibilidade são aprimoradas - até mesmo nas tarefas do dia a dia. 

6 - O boxe tailandês traz inúmeras benesses à cabeça. Além de extravasar a tensão, o Muay Thai ajuda seus praticantes a encarar os desafios. As aulas também são ótimas para a socialização.

E a criançada? 

Muitos pais ficam em dúvida se esportes tidos como mais agressivos, caso do Muay Thai, são seguros para seus filhos. "O essencial é a atividade física antes dos 10 anos nunca perder o caráter lúdico, de brincadeira", esclarece o psicólogo João Ricardo Cozac, presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte. A ideia é possibilitar ao pequeno o maior número possível de modalidades esportivas, sempre lembrando que elas devem ser abordadas pelo lado do prazer e da diversão. A competição séria deve ficar para mais tarde, na adolescência. 

Em São Domingos,  tem aulas de Muay Thai  na Academia Corpo e Forma.

Nenhum comentário: