MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PM apreende veículos de propaganda eleitoral por poluição sonora em Lagarto

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), e a Procuradoria Regional Eleitoral resultou na apreensão de dois veículos de propaganda eleitoral com potentes equipamentos sonoros, na cidade de Lagarto, distante 75 quilômetros da capital. A operação ocorreu no último final de semana e teve como objetivo combater a perturbação do sossego e a poluição sonora provocadas por carros de som, sobretudo aqueles utilizados em propaganda eleitoral.

“Na verdade, trata-se de uma força-tarefa para coibir o abuso cometido por muitos candidatos que, além de usarem o horário permitido para fazer a propaganda nas ruas, ainda exageram na quantidade de decibéis toleráveis”, salientou o sargento Daniel, comandante da guarnição do PPAmb durante a operação.

Em reunião prévia entre o Comandante Geral da PM, coronel Maurício Iunes, e a procuradora Regional Eleitoral, Livia Nascimento Tinoco, ficou decidido que o Pelotão Ambiental, quando solicitado, daria suporte às promotorias do interior, em virtude do grande número de reclamações decorrentes de poluição sonora e da perturbação do sossego alheios recebidas pelos juízes e promotores nas comarcas do interior do Estado.

Ao Pelotão Ambiental, vale ressaltar, cabe fazer aferição do nível de pressão sonora através do uso do decibelímetro. “Como as cidades do interior, ao contrário da capital, não dispõem de leis municipais que tratem desse assunto, os policiais do PPAmb utilizam como parâmetro a Norma Brasileira de Ruídos, que delimita qual a quantidade de decibéis aceitáveis para áreas residenciais, comerciais, mistas e próximas a hospitais e escolas”, esclareceu o sargento.

Para a realização da operação, foram disponibilizados quatro aparelhos delibelímetros pela Procuradoria que, somados ao já utilizado pelo Pelotão Ambiental, deram apoio à aferição do som emitido pelas propagandas eleitorais. Os dois veículos apreendidos durante a ação em Lagarto foram conduzidos ao pátio do Fórum local, onde foram autuados pelo próprio promotor de justiça da cidade.

A ação contou com a presença da equipe do PPAmb composta pelo sargento Daniel, cabo Soares, cabo Santiago e soldado Severo Santos.
Fotos: PPAmb/PMSE

Nenhum comentário: