MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Sobe para 14 o número de bebês mortos em maternidade

Médicos estariam sendo coagidos a não passar informações
Superlotação vem causando sérios transtornos (Fotos: Divulgação)
Médicos da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes estariam sendo ameaçados pela Secretaria de Estado da Saúde por e-mail, para que não divulguem em redes sociais e nem na imprensa, informações, nem fotos sobre o problema da superlotação e da morte de bebês, como foi denunciado em audiência no Ministério Público Estadual no último dia 8 e publicado em primeira mão pelo Portal Infonet.
Por meio da assessoria de Comunicação, o secretário Silvio Santos afirmou não ter enviado qualquer e-mail à Carline Rabelo. A presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, Glória Tereza Lopes, informou que o número de bebês mortos subiu para 14 em 17 dias.
Segundo Glória Tereza, o e-mail foi mostrado pela própria diretora da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Carline Rabelo a uma médica da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
Espaço reduzido entre os berços
“Ontem à noite, um colega me ligou para informar que DRª Carline, que também é pediatra, mostrou o e-mail no computador da própria maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em que o secretário de Estado da Saúde, Silvio Santos, proíbe a divulgação de informações e fotos e alerta que, como os servidores são celetistas podem ser demitidos por causa das denúncias. É preciso deixar claro que os profissionais são concursados e que a CLT diz que somente podem ser demitidos pelo direito ético. E colocando em prática o direito ético, eles deveriam ser demitidos se não denunciassem os problemas de superlotação que vem causando a morte de vários bebês”, entende Drª Glória Tereza.
A presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria lembrou que a diretora da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, confirmou todas as denúncias de superlotação, da super-bactéria e dos riscos de um surto, na audiência do MPE. “Drª Carline confirmou as denúncias feitas pelos médicos, ratificou na audiência e está tudo registrado em ata. E ontem ela recebeu um pediatra na sua sala, quando mostrou o e-mail, numa clara demonstração de que o secretário está tentando desqualificar as denúncias dos pediatras, quando deveria estar preocupado com as vidas que estão sendo ceifadas”, enfatiza.
Mais mortes
Mães também têm dificuldades para chegar perto dos bebês
Glória Tereza Lopes voltou a falar sobre a preocupação da Sociedade Sergipana de Pediatria e do Conselho Regional de Medicina quanto ao aumento do número de bebês que estão morrendo na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
“Falta de ética seria esconder o problema e não lutar para que seja resolvido o quanto antes. Para se ter uma idéia, somente até ontem (18), foram registrados 14 óbitos num curto período de 17 dias, por conta da faixa de ocupação de 138%. Por conta da alta complexidade da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, a média de óbitos deve ser de quatro a seis por mês”, explica Glória Tereza.
Ela disse ainda que o representante do Conselho Regional de Medicina, José Rivaldo está em Brasília solicitando que um representante do Conselho Federal de Medicina venha a Sergipe na próxima semana verificar a situação da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, assim como o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz e o diretor do Vigila SUS, Dr. Denis.
E-mail
Foco de luz nos berços
A assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde informou que o secretário Silvio Santos não emitiu qualquer e-mail proibindo os servidores de passarem informações ou divulgarem fotos sobre a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. "O secretário não enviou e-mail e não deu nenhuma orientação a qualquer servidor quanto a restrição de qualquer comportamento em relação à imprensa".
A diretora da maternidade, Carline Rabelo também negou que o secretário tenha enviado o e-mail, mas confirmou ter recebido um e-mail da Fundação Hospitalar de Saúde. “Eu não sou irresponsável. Nunca recebi e-mail do secretário ameaçando os funcionários. O que eu recebi foi um e-mail de uma coordenadora da Fundação Hospitalar de Saúde informando que todas as informações sobre a maternidade, deverão ser passadas primeiro para a Comunicação Central”.
Por meio da assessoria de comunicação da maternidade, ela ressaltou que qualquer informação sobre o assunto, só com a assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Nenhum comentário: