MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

domingo, 17 de junho de 2012

Levanta Poeira: seis quadrilhas disputam título neste domingo

QUADRILHA XIQUE-XIQUE

O Concurso de Quadrilha Junina Levanta Poeira chega à reta final. Neste domingo, dia 17, a partir das 19 horas, no forródromo da cidade de Canindé, a disputa conhece sua campeã. Das 27 quadrilhas juninas que participaram desde as eliminatórias, agora apenas seis continuam na luta pelo título e, por tabela, com a oportunidade de representar Sergipe no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste.

As quadrilhas que estão programadas para se apresentar são, pela ordem: Estrela Juninar (Estância), Cangaceiros da Boa (Japaratuba), Xique Xique (São Domingos), Asa Branca (Aracaju), Pioneiros da Roça (Aracaju) e Unidos em Asa Branca (Aracaju).

Os cinco jurados, que respeitando o regulamento não são os mesmos das fases eliminatória e semifinal, vão analisar como itens animação, repertório musical, evoluções, coreografia, alinhamento e vestuário.

Criado pela TV Sergipe e Federação de Quadrilhas Juninas de Sergipe (Fequaju) para fortalecer a cultura das quadrilhas no estado, o Levanta Poeira já teve como campeãs nos seis anos anteriores três quadrilhas: a Balança, Mas Não Cai, primeira campeã do concurso (2006); a Pioneiros da Roça, que acumula dois títulos (2008 e 2010); e a Unidos de Asa Branca, tricampeã do Levanta Poeira (2007, 2009 e 2011).

Veja, a seguir, um resumo do que foi apresentado pelas finalistas até aqui:
Asa Branca (Aracaju) - Apostando no lado teatral, cada vez mais inserido nas apresentações das grandes quadrilhas, a Asa Branca contou a história de uma Maria que procura o caminho da felicidade. Com uma apresentação envolvente, o grupo trouxe muito brilho nas fantasias. Na semifinal, a quadrilha mudou o figurino e apostou no dourado para uma noite de ‘gala’. A pisada dos quadrilheiros também ganhou um ritmo mais acelerado, dinamizando as coreografias.
Cangaceiros da Boa (Japaratuba) - Com os quadrilheiros vestidos de cangaceiros, uma tradição que o grupo mantém desde a formação, a representante de Japaratuba incrementou a apresentação para a semifinal trazendo um painel vivo para a entrada no arraiá, item que é analisado pelos jurados. Do painel com pintura do sertão, componentes da quadrilha se desprendiam e ganhavam vida, em uma homenagem ao "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, que em 2012 comemoraria 100 anos caso vivo fosse.
Estrela Juninar (Estância) - Esse é o primeiro ano que a quadrilha, recém-formada, participa do Concurso de Quadrilha Junina Levanta Poeira. Com o tema “O encanto da flor de Assucena”, a quadrilha apostou no colorido da roupa e na alegria para conquistar o inédito título. A Estrela Juninar inovou também com muitos efeitos, incluindo solos de bailarinos que representavam o pássaro Asa Branca. É uma das surpresas da disputa.
Pioneiros da Roça (Aracaju) - A quadrilha, que tem como tema este ano “Cantos e encantos no São João”, apostou muito no brilho no quesito vestuário. O grupo também marcou bem os passos, sempre em movimentos dinâmicos e criativos. A animação apresentada pela bicampeã é outro ponto alto. Nas suas apresentações, o público tem demonstrado aprovação, acompanhando o ritmo.
Unidos em Asa Branca (Aracaju) – A quadrilha montou um cenário retratando a vida indígena e roupas elaboradíssimas que contaram a história de Luiz XIX, que segundo o enredo é o Rei Sol materializado, um monarca francês que juntou sua corte e partiu para o Nordeste do Brasil, conhecer a cultura, dança e festas dos índios, negros e brancos. No auge da celebração o rei se casa com a miscigenação. Os quadrilheiros marcaram suas apresentações pelos passos de forma militar, chamando atenção do público e dos jurados.
Xique Xique (São Domingos) – O grupo também participa pela primeira vez do Levanta Poeira, mas os 42 quadrilheiros chegaram com garra de campeões. Com o tema “Canto a canto desse chão, Sergipe nossa paixão”, a quadrilha montou um belo espetáculo para contar a história de uma noiva que percorre todo o estado para encontrar um noivo. A quadrilha apostou também nos efeitos especiais para conquistar os jurados, A maria-fumaça e os traques se misturaram à queima de fogos.

Nenhum comentário: