MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Homem é preso escravizando jovens de Itabaiana na cidade de Guarujá-SP.

Na tarde da última quarta-feira, dia 27, foi preso em flagrante em Guarujá, Josevaldo Santos Santana, 36, natural de Aracaju, acusado de obrigar vários adolescentes da cidade de Itabaiana a trabalharem de forma desumana, semelhante à escravidão. O acusado foi detido em flagrante e, se condenado, poderá pegar até oito anos de reclusão.
Acusado foi detido em flagrante. (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Os cinco jovens eram mantidos em uma casa de dois cômodos no bairro Morrinhos. Após investigações, a polícia verificou uma frequência dos adolescentes pelas ruas, vendendo alguns produtos, e no dia de ontem os itabaianenses foram à delegacia e denunciaram o abuso, e o acusado foi preso em flagrante.
Segundo informações da Polícia Civil, os jovens foram tirados da cidade de origem sem autorização dos pais, o suspeito teria viajado para a cidade Serrana, onde teria prometido emprego para os jovens, que foram levados para Guarujá, e se encontravam sem documento de identidade. Duas das vítimas foram identificados como Cristiane da Silva e Cleverson de Souza Santos, de 18 anos de idade.
Os menores de 15 a 17 anos, recebiam R$ 1 para trabalharem das 9h às 16h como ambulantes nas praias da cidade vendendo castanhas e sândalos, com direito a duas refeições por dia. "Eles eram obrigados a ficar o dia todo na rua e só retornar à noite. Ao retornarem, eram trancados na casa para que não pudessem sair. Eles dormiam no chão. Depois de alguns dias, eles mesmos acharam um colchão na rua e levaram para a casa para dormir nele", disse o delegado Cláudio Rossi.
Ainda segundo informações da polícia o acusado teria negado a volta dos jovens para a cidade de origem até que fosse pago R$ 400,00, que era a despesa da viagem deles, configurando dessa forma condições desumanas, equiparada ao regime de escravidão.
Dos cinco jovens, os 3 menores de idade, foram encaminhados pelo Conselho Tutelar à Casa de Acolhimento da cidade, e os outros dois maiores de idade a um Albergue Noturno. Nos próximo dias eles devem ser encaminhados para a cidade natal.
Da redação Itnet

Nenhum comentário: