MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Saiba quais os primeiros socorros em casos de queimaduras

Creme dental, manteiga, leite, óleo de comida, aliviam a queimadura?

Durante os festejos juninos, os casos de queimaduras quase dobram, principalmente por conta dos fogos de artifícios. Nesses casos, é muito comum verificarmos que as pessoas ficam sem saber como agir e acabam, na maioria das vezes, adotando práticas populares que só agravam o problema.

Se a queimadura for muito profunda, a pessoa pode correr sério risco de vida. Nesse caso, deve-se ligar imediatamente para o SAMU (192) e, enquanto a unidade não chega, pode-se utilizar água corrente sobre a área queimada. Não retire as roupas da vítima, apenas mantenha-as úmidas. Caso haja lesão da mão ou dos dedos, levantar o braço para diminuir a hemorragia.

Em casos mais leves, como as queimaduras de primeiro grau, não há a necessidade de chamar a emergência. O procedimento é simples:

1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria, ou compressas úmidas. Não use gelo.

2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.

3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água, e tomar um medicamento que combata a dor.

Jamais utilize leite, manteiga, óleo de comida, cebola, ovo, creme dental ou café, pois elas irão irritar ainda mais a pele. Se a queimadura formar bolha, não a estoure ou fure, isso aumenta o risco de infeccionar o local.

Outra dica, apesar de o gelo aliviar a dor, o seu uso não é recomendado. A temperatura muito baixa do gelo queima a pele, assim como o calor, aumentando o machucado.

Quanto às pomadas, elas não devem ser aplicadas imediatamente após a queimadura. Como a área ainda está muito sensível, aplicar uma substância estranha pode danificar ainda mais as células lesionadas.

Mesmo com todos os cuidados acima, o melhor conselho de todos é: se não quer se queimar, não brinque com fogo. Fogos de artifícios são perigosos e não deveriam ser tratados como instrumento de diversão, principalmente por crianças. Mas, infelizmente nem todo ser humano sabe dar valor à vida, e só vem perceber quando sente a dor da perda.

Jeferson Machado.
Farmacêutico, CRF-SE: 658.

Nenhum comentário: