MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CINFORM DESTACA TRABALHO DA ESCOLINHA DO VASQUINHO DA LAGOA SECA

Um clube de futebol, sósia do Vasco carioca, fundado em junho deste ano, no povoado Lagoa Seca, em Macambira, a 60 quilômetros da capital, tem promovido bem mais que eventos esportivos. O chamado Vasquinho desenvolve um trabalho de inclusão social que fez com que a frequência escolar no município aumentasse em 75%.

O clube possui uma escolinha de futebol para 130 crianças. Para que elas tenham direito de participar do clube, devem frequentar as aulas com regularidade e tirar boas notas. Esse incentivo fez com que a evasão escolar diminuísse no povoado. "Logo que criamos o clube, as pessoas que vinham se inscrever mal sabiam escrever e mal tinham terminado o 3º ano fundamental. Além disso, muitas crianças não iam à escola. Daí, surgiu a ideia de usar o futebol como forma de mantê-las estudando e de mudar essa realidade no povoado", explica Lúcio Flávio Leal, fundador do Vasquinho.


O clube sobrevive com doações de voluntários e já recebeu autorização do Vasco do Rio para usar o mesmo nome. O que falta, segundo seu fundador, é receber a autorização de funcionamento da Prefeitura de Macambira. "Já tentamos obter o alvará várias vezes, mas até agora nada. Apelamos para que o prefeito nos ajude a virar um clube de verdade. É só isso que falta", diz Lúcio Flávio.

Foto: Divulgação

acesse: http://www.cinform.com.br/noticias/211220119335592731/futebol-ajuda-no-desempenho-escolar-de-criancas-carentes.html

Nenhum comentário: