MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Cap. Samuel denuncia: cidades de SE ficam sem policiamento no sábado

Segurança em Municípios, que já dependem de apenas dois policiais, neste dia, fica à mercê dos bandidos


Por Raissa Cruz

“O Efetivo já não é adequado, com só apenas dois policiais, mas no sábado não se tinham nenhum. Isso em Areia Branca, Macambira, Campo do Brito e Malhador”, afirmou o deputado estadual Samuel Barreto (PSL), que, como presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, esteve visitando as delegacias do interior neste último final de semana, para apurar as condições do policiamento preventivo, e passou as informações para a redação do Universo. De acordo com ele, o efetivo dessas delegacias teria sido deslocado para fazer blitz em Itabaiana.

“Será que a população dessas cidades também não merece segurança? Será que mesmo apenas com dois soldados, é certo o comandante da polícia deslocá-los para dar segurança a uma cidade maior que dá uma maior repercussão fazendo blitz? Isso é buscar repercussão ou segurança pública? É por conta de atitudes como essas que nós estamos como o 5ª estado mais violento do país, 40ª cidade mais violenta do mundo. E números que tem cada vez aumentando”, criticou capitão Samuel, completando: “até o momento não fiz levantamento se houve morte grave ou se a população precisou, mas se precisou, não pode contar. Não se tem nem registro de ocorrência, porque as delegacias estavam fechadas”.

Segundo ele, a segurança no interior vive praticamente à mercê da atuação dos bandidos, já que o mínimo de policiais que há, e quando há, trabalha com uma estrutura limitada. “No interior, quando se tem apenas um policial, ele prioriza se proteger, ou dorme na casa de algum amigo próximo, ou dorme na delegacia, fecha tudo e fica, extremamente com medo, se protegendo. E a sociedade ninguém a protege. E quando tem dois policiais, geralmente vão para alguma ocorrência e a delegacia fica fechada, e, porque o policial tem responsabilidade, ele está colocando uma plaquinha com um pedaço de papel com o número dele na porta da delegacia, para se a população precisar ligar para ele já que está fazendo ronda. Veja que tipo de segurança temos no interior de Sergipe para o comandante está dizendo que não falta nada!”, reclamou Samuel.

O capitão Samuel apontou ainda irregularidades nas viaturas e coletes que os policiais da Polícia Militar utilizam. “O coronel Yunes disse que a PM tinha tudo para atuar muito bem, mas apurando eu vi que não se tem colete, a maioria está vencido, há diversas viaturas irregulares, sem extintor e com o licenciamento vencido. E essas viaturas são locadas, não são do Estado, mas se não está licenciada a culpa é do comando da PM que não fiscaliza. E como pode a PM estar fazendo blitz, como carro irregular? Então há muitos policiais constrangidos nessa situação, com a viatura na ocorrência, mas com o licenciamento vencido”, afirmou ele.

Da redação Universo Político.com

Nenhum comentário: