MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sábado, 9 de novembro de 2013

Mais de 10 adolescentes fogem do Cenam e Usip

A afirmação é de parentes que estavam no Cenam na hora da fuga
Internos denunciam péssimas condições (Fotos: Kátia Susanna/Portal Infonet)
Um sábado, 9, de muita tensão para parentes de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) e na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip). Adolescentes promoveram um quebra-quebra e conseguiram escapar das unidades.
A informação de parentes dos internos que no momento da rebelião estavam no patio do Cenam realizando visitas é de que os adolescentes da Usip conseguiram invadir o prédio do Cenam, que fica ao lado.
Uma mãe, de um dos adolescentes que conseguiu fugir falou a equipe do Portal Infonet. Sem querer mostrar o rosto, a senhora relata que era por volta do meio dia quando internos da ala 3 do Cenam conseguiram se soltar das algemas e invadiram o local das visitas.
Choque colocou escada para os internos descerem do telhado da Usip
“Não vou mentir que fiquei muito nervosa, estava visitando meu filho quando de repente vi aqueles meninos com pedaços de ferro na mão e soltando os outros que estavam algemados. Teve muita correria, outra mãe chegou até a passar mal. Naquela confusão toda avistei meu filho fugindo, com certeza eram mais de 10”, diz a senhora.
Uma jovem que permanece na porta do Cenam aguardando informações sobre um parente, diz que presenciou o exato momento em que os internos fugiram. “Na hora que eles fugiram pelo portão do Cenam, os agentes e seguranças começaram a correr. Ninguém ficou na frente. Teve um agente que tentou segurar um dos meninos e ficou ferido no rosto. Foi tudo muito rápido, mas não fiquei com medo. Eles têm razão em fugir, somente eles sabem o que passam aqui, ficando trancados como bichos”, fala a jovem que também prefere não mostrar o rosto e nem ser identificada.
Polícia de Choque invade o Cenam
A equipe do Portal Infonet acompanhou o momento em que os adolescentes que estavam no telhado da Usip reclamavam ao diretor da unidade sobre as péssimas condições em que estavam submetidos. “Nós estamoa aqui e não tem TV véio, somos espancados e estamos trancados e a comida é ruim [sic]”, gritava os internos.
O diretor da Usip, Luiz Ricardo Santana, que pediu para não ter a imagem divulgada temendo que os familiares sofressem repressárias, disse que a reclamação dos jovens quanto a falta de acolhimento procede.

Nenhum comentário: