MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

“Cenam é apenas um depósito humano. Não recupera ninguém!”, avalia Venâncio


O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na manhã de hoje (12), para defender que o Estado faça um investimento mais eficiente na recuperação dos menores infratores de Sergipe. O deputado entende que o Cenam, nos moldes atuais, não recupera ninguém e está longa do seu papel de ressocialização. Venâncio recebeu o apoio de vários deputados no seu pronunciamento.

Ao iniciar seu pronunciamento, Venâncio disse que está preocupado com a situação em que se encontra o Cenam. O deputado entende que se trata de um problema grave e que merece uma resposta urgente do governo do Estado. “A cada dia a situação se agrava. São fugas e mais fugas. O Judiciário quer agilizar processos, mas isso não adianta nada. Enquanto a estrutura for essa, nada muda. Tem que ter uma política socioeducativa efetiva”.

Em seguida, o deputado foi ainda mais crítico, dizendo que “aquilo é um verdadeiro depósito de jovens problemáticos que necessitam, com urgência, de uma política de ressocialização. Boa parte dos crimes cometidos por aí afora têm relação com as drogas. Vem a polícia, combate, prende os traficantes e os usuários, e apreende as drogas. Aí meu amigo, não vai ter cadeia que suporte! Tem que ter uma política de assistência e tratamento especializado. No sistema penitenciário é ainda pior”.

Para Venâncio é hora de repensar o Brasil como um todo. “Senão a coisa vai explodir! A gente anda hoje por Boquim, minha terra, e fica triste. Já foi o segundo produtor de laranja do País e a juventude tinha outro nível de esperança. Hoje a droga toma conta de todos os índices de criminalidade. Os jovens estão sem perspectiva de vida. Vivem sem esperança. Os governos, nas três esferas, precisam pensar e tomar uma medida em conjunto. É a única forma de a gente salvar grande parte dessa juventude”.

Por fim, o deputado disse que “as penitenciárias estão superlotadas. O Cenam está abarrotado. Salvar grande parte dessa juventude. São jovens viciados sem a mínima condição de recuperação. No interior a própria família vai à delegacia pedir que o parente seja preso porque eles já não suportam mais tê-lo dentro de casa. Estão com medo”. Os deputados Antônio dos Santos (PSC), Maria Mendonça (PP) e Gilson Andrade (PTC) se somaram a ele.

Da Agência Alese

Nenhum comentário: