MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DEPUTADO VAI FORMALIZAR DENÚNCIAS SOBRE O “MINHA CASA MINHA VIDA” NO MPE E NO MPF/SE

O vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), ocupou a tribuna para anunciar que vai formalizar suas denúncias sobre o programa federal “Minha Casa, Minha Vida” no Ministério Público Estadual (MPE). Após uma sugestão da deputada Ana Lúcia (PT), o democrata garantiu que vai levar o caso também para o Ministério Público Federal (MPF). Augusto Bezerra fez questão de ressaltar que não trata mais desse assunto publicamente, com a imprensa, e que não se trata de uma ação direcionada ao senador Valadares (PSB), como alguns setores tentaram propagar. 

Ao fazer seu discurso, Augusto Bezerra disse que “semana passada eu fiz uma denúncia sobre o uso da máquina pública nas eleições. Quero deixar claro que não estou direcionado isso a nenhum político do nosso Estado. Eu respeito a todos e só reajo quando sou desrespeitado ou quando alguém fala algo que não é verdade. Vou encaminhar isso ao Ministério Público Estadual. Se essa Casa tiver interesse em se aprofundar, a gente se soma e vai mais adiante. Eu estou no meu quarto mandato e nunca me preocupei com a forma com que as pessoas fazem política, desde que use seus recursos de maneira que possa convencer o eleitorado. Agora quem usar do prestígio público para certas coisas eu vou denunciar no MP”. 

Em seguida, o democrata disse que o programa “Minha Casa, Minha Vida” é positivo e aberto para todas as associações e prefeituras, mas que se trata de recursos dos trabalhadores brasileiros. “Esse fundo tem que ser destinado para quem tem projetos corretos. Aí é só aprovar e construir as casas. Agora 2014 é ano de eleição e ninguém é criança! Sabemos como alguns órgãos se comportam. E, mesmo sem citar nomes, quero dizer que em alguns casos o Tribunal de Contas, que é um órgão auxiliar da AL, tem dado um péssimo exemplo, chamando certas lideranças políticas e prefeitos e são coagidos através de suas contas”. 

Augusto Bezerra disse que muitas denúncias chegam a ele e que o problema com o senador Valadares foi por um suposto ataque a sua irmã, a professora Ada Augusta. “Sergipe conhece a história de minha irmã. Ele é funcionária aposentada da Universidade Federal e hoje trabalha na iniciativa privada. Não precisa nem de Estado e nem de Prefeitura. É uma profissional que tem seu nome a zelar e todas as vezes que for atacada eu vou reagir dessa forma. Foi por isso que eu parei uma semana para pensar e decidir levar esse caso ao MPE”. 

Apartes – A deputada Ana Lúcia, como presidente da Comissão de Direitos Humanos da AL, confirmou que foi procurada por um Procurador do Ministério Público Federal sobre o assunto. “Ele me disse que tem recebido algumas reclamações sobre essa política de habitação no interior do Estado, mas reclamou que não tem dados. Se todos os deputados decidirem encaminhar, acho que a Comissão e o deputado Augusto Bezerra podem dar essa contribuição”. 

O deputado Venâncio Fonseca (PP) disse que a prova maior que não se trata de uma questão pessoal foi dada pela deputada petista. “O MPF já vem recebendo reclamações. Essa é a maior comprovação das denúncias. Muitos deputados aqui recebem as reclamações também e não têm coragem de falar. Parabenizo pela coragem e vejo que sua denúncia não é só com a Caixa, mas com o TCE também”. 

O deputado Antônio dos Santos (PSC) também confirmou que tomou conhecimento das denúncias. “As pessoas se sentem coagidas a se comprometerem com determinados apoios. A legislação é clara e não permite o uso da máquina pública para fins eleitoreiros. É hora de chamar o feito a ordem e tomar as medidas cabíveis”. 

Habacuque Villacorte, da Agência Alese

Nenhum comentário: