MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Como prevenir o câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.
 
Como prevenir o câncer de próstataComo medida preventiva todo homem a partir dos 40 anos deve ir a um urologista e realizar os exames necessários para detecção e prevenção do câncer de próstata. É normal que essa glândula aumente o seu tamanho a medida que a idade avance, contudo, em alguns casos pode haver a formação de tumor. Esse tumor pode evoluir e se tornar o câncer de próstata, o segundo tipo dessa doença mais comum entre os homens brasileiros.
Hábitos diários estão intimamente ligados a essa influência da formação de tumores e aumento nas chances de desenvolver o câncer de próstata. Portanto, se cuidar e adotar os passos a seguir, pode ser uma decisão crucial para prevenir um possível desenvolvimento da doença.
Cigarro

Fumar influencia milhares de doenças no organismo, inclusive o câncer de próstata. Se você fuma, procure um tratamento para largar o mau hábito. O álcool também é prejudicial, principalmente quando aliado ao cigarro.
Peso

Controle o seu peso, o sobrepeso também é um fator determinante no aparecimento da doença.
Sedentarismo

A prática de atividades físicas regulares ajudam na prevenção da formação de radicais livres e tumores.
Licopeno

Alimentos ricos em licopeno, tais como o tomate, melancia, goiaba e outras frutas vermelhas e vegetais trabalham diretamente no combate aos radicais livres, prevenindo não só o câncer de próstata, como todos os outros tipos.
Vitamina E

Alimentos ricos em vitamina E (óleo de girassol, milho, azeite de oliva, peixe e vegetais verdes folhosos), selênio (castanhas, nozes, frutos do mar, carnes de aves), soja e chá verde também apresentam uma ótima ação preventiva contra o mal.
Menos carne vermelha e mais peixe

O ideal é consumir no máximo menos de três porções de carne vermelha por semana. O restante procure substituir por carne branca, principalmente o peixe.
Sem gordura

Consuma o mínimo de gordura ruim em sua dieta. Se tem dúvida sobre os tipos de gordura, leia também a matéria:

Conheça os alimentos que contém gordura boa e ruim, e controle o seu colesterol
Vale ressaltar que as dicas acima não tiram a obrigação dos homens, a partir dos 40 anos, procurar um urologista e realizar os procedimentos necessários. Muitos não vão com medo do exame de toque retal, mas nem sempre esse exame é necessário. Portanto, esqueça os tabus e medos e trate de cuidar de sua saúde, machão!
Jeferson Machado Santos.

CRF-SE: 658.
Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Nenhum comentário: