MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Nove amputações por queimadura com fogos são feitas em um dia

G1 SE



O uso de fogos de artifício durante os festejos juninos é a principal causa de vítimas de queimaduras graves atendidas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). No plantão da noite de domingo (23) e manhã desta segunda-feira (24) nove pessoas sofreram amputações e duas pessoas caíram em fogueiras. No total, 21 pessoas foram atendidas com ferimentos provocados por fogo nas últimas nesse período, o que apresenta uma redução se comparado com dados do ano passado quando, com 31 pacientes.

Segundo a cirurgiã plástica Moema Santana, o número de atendimentos na véspera de São João foi menor que o registrado 2012, mas o numero de pessoas amputadas preocupa. "O paciente mais grave que nós tivemos este ano foi a amputação total da mão direita e parcial da mão esquerda dele", afirma a médica.

Das nove pessoas que tiveram dedos das mãos amputados, apenas um permanece internado na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ). Ele manuseou uma bomba de breu que tem alto teor explosivo e por isso tem venda proibida.

Segundo a comerciante de fogos Virgínia de Jesus, a maior bomba com venda autorizada pelos Corpo de Bombeiros é a de nº 10. Para soltá-la, o mais indicado é deixar a bomba no chão e acender com um pedaço de madeira com a ponta em brasa. "Se por acaso a bomba falhar não volte para conferir e jamais pegue na mão", alerta Virgínia.
Duas vítimas de queda em fogueiras também deram entrada no Huse com queimaduras neste mês. "Em anos anteriores nós tivemos crianças que caíram na fogueira por tropeçar ou se desequilibrar quando vão acender as chuvinhas", destaca a cirurgiã Moema.

Nenhum comentário: