MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aracaju se soma a mais de 40 cidades e promove passeata quinta-feira



Nesta quinta-feira, dia 20/06, às 17h, ocorrerá mais uma manifestação contra o aumento da passagem do transporte coletivo. Dessa vez, a concentração para o ato acontecerá na Praça Fausto Cardoso, o objetivo é a revogação do aumento das passagens de ônibus em Aracaju aprovada pelos vereadores e sancionado pelo prefeito João Alves (DEM).
Outra medida importante é pressionar o judiciário a anular o aumento da tarifa, de acordo com Ação Popular ajuizada na última quinta-feira, 13. A ação se baseia num laudo-técnico elaborado por economistas de Aracaju que aponta que o cálculo tarifário elaborado pela SMTT contém irregularidades que fazem com que o valor da tarifa de ônibus seja muito maior que o seu preço real.

Segundo o economista Demétrio Varjão, a SMTT inclui no cálculo da tarifa custos que não existem, como gastos com protetores de câmara de ar, quando na realidade a frota de ônibus de Aracaju se utiliza de pneus sem câmara. Além disso, também é feita indevidamente a inclusão de gastos com salários de cobradores em micro-ônibus e micrões, sendo que nesses veículos só há um motorista realizando as duas funções.

A manifestação também se dará em solidariedade as mobilizações nacionais que vem sendo duramente reprimidas pela força policial. Em São Paulo é absurda a forma como o prefeito Haddad (PT) e o governador Alckmin (PSDB) estão agindo perante as lutas que estão acontecendo naquela cidade. “Se ficarmos calados diante desses abusos, estaremos aceitando o desrespeito às liberdades de expressão e manifestação”, desabafa o professor Cleidson Carlos.

Nenhum comentário: