MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mais de cem crianças são vítimas de abuso sexual por mês em SE

O número crescente de abusos preocupa.
Dentre os diversos casos atendidos no Instituto Médico Legal (IML) em Aracaju, um chama atenção: o de abuso sexual em crianças. Em Sergipe, em um mês, cerca de cem crianças são vítimas de abuso sexual, é o que aponta um levantamento realizado pelo próprio Instituto Médico Legal.

A maioria dos casos registrados são de crianças do interior do estado. Muita das vezes, a criança, que sofre o abuso, mantém o silêncio, dificultando a prisão do praticante.

Vários casos são praticados por padrastos, tios e primos das crianças.
Tanto a criança quanto o adolescente se sentem aliviados quanto conseguem falar a respeito. O silêncio pesa muito para a vítima. Às vezes, uma vítima de abuso só consegue falar a respeito quando adultas. Quando falam.

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que apenas 2% dos casos de abuso sexual contra crianças, nos casos em que o agressor é parente próximo, chegam a ser denunciados à polícia. A cada oito minutos, um menor é vítima de abuso no Brasil. Mais de 150 milhões de meninas e mais de 70 milhões de meninos, em todo o mundo.

A psicóloga Paula Ramos, faz um alerta aos pais que devem ficar atentos quanto ao comportamento dos filhos. "É importante que os pais fiquem bastante atentos a qualquer alteração no comportamento de seus filhos, pois essas alterações podem esconder um abuso que na verdade ficará marcado para sempre na vida da criança".

Da redação Itnet

Nenhum comentário: