MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sábado, 4 de agosto de 2012

Criança morre afogada dentro de balde d’água em Japaratuba, SE



O Instituto Médico Legal (IML) registrou mais um caso de criança morta dentro de casa por afogamento. Na noite da última sexta-feira, 3, por volta das 21h deu entrada no instituto o corpo da menina Ana Carolina dos Santos, de 2 anos e 4 meses.

De acordo com informações do IML a criança estava sob os cuidados da avó, enquanto a mãe trabalhava, e caiu em um balde d´água. A criança chegou a ser encaminhada ao Hospital de Japaratuba, mas veio a óbito.

Em novembro do ano passado, caso semelhante ocorreu na cidade de Campo do Brito. Com menos de um ano, Maria Clara Santos Cruz, morreu afogada em um balde. Em 2010, uma menina de dois anos, Rafaela Santos de Almeida, faleceu também vítima de afogamento após cair em um balde. O fato ocorreu no conjunto Castelo Branco, em Aracaju.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, a cada ano, mais de 140 mil crianças são internadas em hospitais da rede pública por causa de acidentes ocorridos dentro de casa.
De acordo com Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes nas Crianças, algumas medidas podem reduzir os afogamentos. Esvaziar águas acumuladas não necessárias (ex: banheiras, poços e baldes). Construir pontes seguras e instalar sistemas de bombas de água de modo a reduzir a exposição a poços abertos. Construir e manter proteções laterais à volta das piscinas. Usar o colete de salvação quando estiver num barco. Cobrir poços, tanques e depósitos de armazenamento de água, com redes pesadas. Ensinar primeiros socorros aos pais e aos prestadores de cuidados a crianças e treinar elementos da comunidade com técnicas de ressuscitarão cardiopulmonares.

Nenhum comentário: