MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bancos: Sem acordo, greve continua

A greve dos bancários completa nove dias sem previsão de terminar
05/10/2011 - 17:55
Greve dos bancários continua (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Nesta quarta-feira, 5, a greve dos bancários completa nove dias. De acordo com Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb) em Sergipe, a paralisação já atinge 143 agências, com mais de 80%. Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (5% de aumento real mais a inflação do período), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades e melhoria do atendimento aos clientes.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) disponibiliza uma carta aberta aos clientes, explicando por que os bancários estão em greve nacional e afirmando que a culpa é dos bancos. Confira trechos da carta:
"Os banqueiros ganham dinheiro como ninguém neste país, mas desrespeitam tanto os seus funcionários quanto os clientes, os usuários e a sociedade brasileira", destaca o texto. "Os maiores bancos lucraram mais de R$ 27,4 bilhões somente no primeiro semestre do ano. No entanto, eles propuseram reajuste de 8% aos bancários, o significa apenas 0,56% de aumento real. Enquanto isso, altos executivos chegam a ganhar até 400 vezes o valor do piso da categoria, mostrando que eles não querem distribuir renda e ajudar o Brasil a se desenvolver", aponta.
"Para atingir esses lucros gigantescos, os bancos pressionam os bancários a vender produtos aos clientes, mesmo que eles não precisem. Exigem metas cada vez maiores, impossíveis de serem atingidas. Por causa dessa pressão e do assédio moral, os bancários estão adoecendo cada vez mais. Mas os banqueiros não querem discutir medidas para preservar a saúde dos trabalhadores", ressalta.
"Contamos com o apoio e a compreensão dos clientes e pedimos desculpas por algum transtorno. Não restou outra alternativa para os bancários, após cinco rodadas de negociações sem receber uma proposta decente dos bancos", conclui o material da Contraf-CUT feito para todos os sindicatos e federações de bancários.
Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: