MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dia do Servidor Público é comemorado nesta sexta-feira


Em 1808, quando a família real portuguesa se instalou no Rio de Janeiro é que se tem notícia da instituição do serviço público no Brasil. A partir deste ano se iniciou o processo de conscientização acerca da importância do trabalho administrativo diante da necessidade de promover o desenvolvimento da então colônia, de acordo com a diplomacia real.

Proclamada a independência, o Brasil virou Império, depois república e ao longo da história política do país, sempre estavam presentes os Funcionários Públicos, ajudando a administrar a máquina que impulsiona o desenvolvimento da nação brasileira.

É ao trabalhador da administração pública que compete executar as ações que movimentam os serviços básicos e essenciais de que necessitam os cidadãos em suas relações com o Estado Brasileiro.

Um dos primeiros documentos consolidando as normas referentes aos funcionários públicos foi o Decreto 1.713 de 28 de outubro de 1939. Por esse motivo, no ano de 1943, o Presidente Getúlio Vargas institui o dia 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público.

Nenhum comentário: