MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Caso do veneno na vagina – mulher desconhecia os riscos que corria

Na tentativa de envenenar o marido, mulher não imaginava que poderia se intoxicar também.

Na última quarta, 13, um caso inusitado foi noticiado por diversos portais e sites: "Mulher passa veneno na vagina para matar marido" (mais detalhes).

O que essa mulher não imaginava é que ela também estava com potencial risco de intoxicação pelo veneno. A vagina é também uma porta de entrada de substâncias em nosso organismo por ser altamente irrigada por vasos sanguíneos. E, para agravar mais a situação da mulher acima, as drogas absorvidas pela vagina vão diretamente para a corrente sanguínea, pois a absorção é feita diretamente pela circulação, evitando a passagem pelo fígado e pelo sistema gastrintestinal.

Esse alerta serve não somente para a mulher do veneno, e sim, para todas as mulheres. Muitas vezes vejo produtos de sex shop sem registro no Ministério da Saúde ou Anvisa com produtos que podem passar para a circulação sanguínea ou causar irritações ou infecções do trato vaginal.
 Certa vez conversei com uma paciente que me ensinou como uma mulher pode voltar a ser virgem. A paciente relatou que quando o marido viajava ela cortava o "coração" da bananeira e passava uma gosma extraída da planta nas paredes da vagina durante dias. Quando o marido retornava o canal vaginal estava tão fechado que parecia que ela era virgem novamente. O problema é que a paciente não imaginava o grave risco de infecções e danos no canal vaginal a que estava se submetendo.

Portanto, é bom pensar uma, duas, três, mil vezes antes de introduzir algo no canal vaginal. Procure produtos com uso indicado e seguro para tal via de administração e permitidos pela ANVISA ou MS.

Jeferson Machado.
Farmacêutico, CRF-SE: 658.

Nenhum comentário: