MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Balanço da 9ª Semana do Futebol Sergipano

Tudo mudou na tabela de classificação, e vai mudar de novo
 
Valdson e Raulino continuam sendo os melhores jogadores em atividade no futebol sergipano. (Fotos: Arquivo Infonet)
Bagunçou tudo. Quem achava que a única atração da reta final dos “jogos de ida” do Campeonato Sergipano só seria a sequência de clássicos, se quebrou. Tudo mudou com os jogos da sexta e sétima rodadas, com tropeços dos melhores classificados e reabilitações de times que estavam na rabeira da tabela.
Os últimos jogos deixaram o clima ainda mais excitante para o primeiro clássico entre Sergipe e Confiança. As duas equipes entrarão em campo, num jogo de casa cheia (os ingressos foram trocados por alimentos, numa ação da Prefeitura), com os mesmos 14 pontos no topo da tabela.
Mas vale contar que a Socorrense não entrou em campo nessa última rodada. O Siri ainda pega o Estanciano no dia 20/03, e pode assumir a liderança no jogo complementar da 7ª rodada. Basta não tropeçar diante do Itabaiana, fora de casa. Tarefa difícil, mas nada distante das façanhas que o time já aprontou até aqui.
O Estanciano também é uma nova surpresa. Agora comandado por Iedo Morgado, a equipe conquistou uma nova vitória, sobre o Itabaiana, e já soma 6 pontos.
Mesmo após 7 rodadas o Campeonato Sergipano se mantém embolado e colocando os palpiteiros em risco. A distância entre o líder Sergipe para o lanterna Boca Junior é de 8 pontos, e para o quinto colocado é de 5 pontos. Uma única rodada pode mexer virar a classificação de cabeça pra baixo novamente.
Mesmo o Lagarto, que estava na lanterna na 6ª rodada, pode entrar no G4. Principalmente porque nesse domingo já acontecem uma série de jogos  nos quais os times do topo da tabela jogam entre si, enquanto os times da rabeira da tabela também se enfrentam. Com a  proximidade de pontos, os vencedores dos confrontos podem mudar várias posições.
Torcida do Itabaiana começa a ficar preocupada com o rendimento da equipe: apenas 4 gols marcados nos últimos 6 jogos
O River vem aí... com um começo conturbado de campeonato, o River Plate venceu ninguém menos que o Confiança dentro do Batistão, deixando claro que ainda está vivo na competição e que a tempestade pode ter passado. O time tem qualidade, e finalmente parece ter encontrado o acordo nos bastidores para ir longe.
Contra o Confiança o River não jogou um futebol de primeira, mas teve disciplina tática e comprometimento de quem quer ser campeão. Abriu o placar e se fechou numa retranca digna de elogios (mesmo que ninguém goste de futebol retranqueiro...).
Os reforços ainda vão aparecer
A baixa qualidade técnica que marcou grande parte dos jogos das 7 primeiras rodadas do Sergipão possivelmente será revertida. Para o bem ou para o mal, os times ainda estão inserindo suas recentes contratações nas escalações iniciais.
Raulino e Bibi chegaram ao River estreando com um futebol acima da média. O Confiança tem Jales para arrumar o seu setor ofensivo que ainda não agradou. Enquanto o Itabaiana ainda tenta ajustar no time titular o atacante Wilson Junior, que p rovou ser melhor que a média do torneio.
Confiança é o melhor time no papel e no talento individual. Mas não basta. O time de Rocha não mostrou um futebol consistente nesse estadual. Apesar da vice-liderança, em nenhuma partida mostrou absoluta superioridade. O time parece ter perdido a empolgação que marcou a sua passagem na Copa do Nordeste.
O Sergipe é o que menos tem a apresentar de novidade. A chegada de Lucão foi interessante, mas o atacante não tem cacife pra ser herói, enquanto Ernandes e Peixinho também não vieram pra salvar a lavoura.
O que esperar do clássico?
Sergipe e Confiança tem primeiro encontro no ano. As equipes lideram o torneio com 14 pontos cada. Motivos de sobra para ficar atento.
Se está difícil de apostar que Itabaiana, Sergipe e Confiança passem com facilidades para a semifinal, imagine arriscar algum prognóstico no clássico de domingo. A esperança é de um jogo empolgante, desde que se proponham a jogar para frente.
Enquanto o Sergipe passou por dois jogos difíceis com vitória, vencendo o Itabaiana e o River fora de casa, o Confiança apenas empatou com o Tremendão e perdeu em casa para o Ouro Negro.
Diante da velha sabedoria popular do futebol brasileiro, que reza que “Clássico é clássico e vice-e-versa”, as figuras chaves estão aí para fazer a diferença. Do lado vermelho Lucão, Rafael, Carlinhos e Rodrigo em boa fase vão enfrentar o time azul que tem em Richardson, Da Silva, Joedson e Augusto o talento individual que pode desequilibrar.
Por Irlan Simões/infonet.com.br

Nenhum comentário: