MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ainda é uma incógnita a causa morte da adolescente Rafaela Andrade Lima, de Campo do brito.

Secretaria de Saúde informa que Sergipe não tem laboratório especializado para diagnosticar dengue hemorrágica




Ainda é uma incógnita a causa mortis da adolescente Rafaela Andrade Lima, eleita Rainha dos Caminhoneiros em 2008, que completaria 18 anos no dia 30 de agosto próximo. Ela foi hospitalizada com sintomas de dengue hemorrágica, mas a Secretaria de Estado da Saúde ainda não possui confirmação. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, o material coletado está sendo avaliado em laboratório especializado no Estado de Alagoas.

A Secretaria de Estado da Saúde, segundo informações da Assessoria de Comunicação, prevê que as análises no laboratório só serão concluídas em prazo de 30 dias. Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde registra dois óbitos confirmados por dengue hemorrágica: uma morte aconteceu em Aracaju e a outra em Itabaiana. Além da análise laboratorial para identificar os motivos da morte de Rafaela, há outros passando pelo mesmo procedimento em Recife, mas a Secretaria de Estado da Saúde não divulgou o número de óbitos supostamente provocados por dengue sob alegação de que o Estado não "trabalha com hipótese". E o único dado concreto está relacionado a duas mortes por dengue.

O Estado já contabiliza um exército de 1.224 de pessoas com dengue, dos quais quase 42% dos casos confirmados estão concentrados em Aracaju (554). De acordo com a última estatística divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, somam 3.960 casos notificados, entre os quais 33,36% estão em Aracaju (1.321). A maior incidência dos casos de dengue em Sergipe, além da capital, está nos municípios de Nossa Senhora do Socorro (265 casos notificados e apenas onze confirmados); Estância, com 137 casos notificados e 35 confirmados; São Cristovão, com 137 casos notificados e nove confirmados e Carira com 133 casos notificados e 34 confirmados.

Há também municípios que apresentam número menor de casos notificados, mas quando se observa o número de casos confirmados da doença, a taxa supera muitos outros que apresentam menor notificação. Em Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, somam 49 casos notificados, mas em contrapartida já são 40 casos confirmados da doença. Em Itabaiana, foram notificados 98 casos e há 47 confirmados.

Família transtornada

Entre os familiares de Rafaela Andrade, o quadro é desolador. Nesta terça-feira, 19, familiares e amigos participaram de missa de sétimo dia de sepultamento celebrada pelo Padre Soares, em Campo do Brito. Os familiares ainda não sabem efetivamente o que provocou a morte da adolescente, considerada uma jovem saudável e alegre. "Vamos entregar a Deus. A vida dela não volta mais mesmo", reage, com tristeza, Luciene Andrade, tia e madrinha de Rafaela. "Se houve algum erro na medicação ou não, que Deus faça a justiça necessária e que este caso sirva de alerta para não acontecer com outras pessoas", desabafa a tia.

De acordo com a tia, Rafaela começou a passar mal na própria segunda-feira, 11, e morreu na tarde da quarta-feira, 13, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A tia/madrinha revela que a adolescente chegou a receber atendimento no Posto de Saúde em Campo do Brito e foi encaminhada, com diagnóstico prévio de dengue, para o hospital de Itabaiana. Diante da gravidade do estado de saúde, Rafaela foi transferida para o Huse. "Quando ela chegou no Huse já chegou toda deformada", lembra.

Fonte: Infonet.com.br

Nenhum comentário: